Inicialmente o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) foi implementado em formato de Projeto Piloto, nas modalidades presencial, semipresencial e teletrabalho integral, de acordo com a Resolução Consuni-UFMT nº 81, de 01 de agosto de 2022.
A execução prática das unidades participantes viabilizou a aplicabilidade do programa na instituição, sendo possível avaliar a usabilidade do sistema informatizado e a necessidade de ajustes na proposta final de regulamento do programa. No decorrer do piloto, houve a implantação do sistema eletrônico específico, apresentação do tutorial, reuniões de capacitação dos servidores e chefias, elaborações de tabelas de atividades, planos de trabalho, elaboração de indicadores de desempenho para cada unidade, além de contínuas aplicações de questionários para acompanhamentos e demais processos essenciais.
Nesse processo, há a importância de ter uma avaliação apropriada à natureza das atividades nos diversos setores da UFMT para mensurar se o teletrabalho trará os benefícios esperados com a sua institucionalização como a continuidade na excelência na prestação dos serviços ofertados, diminuição de custos para a instituição, retenção e atração de talentos, dinamização dos processos desenvolvidos, flexibilização organizacional e gerenciamento eficiente das atribuições desenvolvidas.
Ao final do processo, todos os resultados obtidos com o Projeto Piloto realizado na UFMT resultaram no Relatório de Análise do Programa de Gestão e Desempenho na UFMT, elaborado pelo Escritório de Projetos e Processos (EPP) da Universidade, o qual detalhou sobre a sua execução e demonstrou a realidade da Instituição.
Conheça o Relatório na íntegra clicando aqui: Projeto Piloto na UFMT