Projetos de Pesquisa Ativos no DMAT

GRUPOS DE SIMETRIAS: ASSOCIADOS A ESTRUTURAS MOLECULARES E AS CÔNICAS/QUÁDRICAS

  • Coordenador: RODOLFO SEBASTIAO ESTUPINAN ALLAN
  • 01/06/2021 - 01/06/2024

Com as análises por teoria de grupos que serão realizadas neste projeto, serão fornecidos resultados fundamentais para o entendimento destas estruturas no estado sólido. A importância para o avanço do conhecimento pode ser vista da seguinte forma: por um lado, os estudos por Teoria de grupos contribuirão para o entendimento dos espectros vibracionais, por outro, estes resultados servirão como subsídio e auxílio ao entendimento de problemas muito mais complexos, como por exemplo, o enovelamento (“folding”) de proteínas. Partindo da simetria molecular, faz-se uso da teoria de grupos que podem fornecer importantes informações das propriedades físicas da amostra em questão. Fazemos isso associando ao grupo das operações de simetria (grupo pontual da rede cristalina) a um grupo de matrizes isomorfo ao primeiro e estudamos as propriedades decorrentes. Descrevemos na primeira parte algumas aplicações que podem ser abordadas através de grupos de simetrias. Nesta segunda parte vamos estudar abordaremos os grupos de simetrias sobre as cônicas e quádricas, aprofundando a ideia um pouco mais teórica dos grupos sobre Curvas Elípticas A princípio pretendemos pesquisar o grupo dos pontos racionais sobre as cônicas e quádricas e sobre um anel R qualquer, comutativo com unidade e aplicá-lo a , o anel dos inteiros módulo n. Neste contexto a análise desses pontos racionais sobre as cônicas e quádricas, nos leva a um posterior conhecimento de algumas propriedades das Curvas Elípticas.

Matemática e Ontologia


Os modelos críticos da ontologia do ser social servem-nos de guia para novas reflexões acerca da Matemática, seja ela vista como ciência especializada ou enquanto educação. Nos termos da caracterização do projeto, isso significa o reconhecimento das formas do ser e determinações da existência que atravessam historicamente a constituição da Matemática e de seu ensino, lançando luz sobre os seus próprios fundamentos e motivos, bem como sobre a relação que os sujeitos estabelecem com ela. Tendo isto em vista, interações com outros pesquisadores, orientações de estudantes e o estabelecimento de resultados originais compõem o restante dos objetivos.

Modelos Epidemiológicos

  • Coordenador:ANNA LIGIA OENNING SOARES
  • 03/05/2021 - 30/09/2025

O estudo de modelos epidemiológicos é extremamente relevante para se prever o comportamento de doenças endêmicas ou epidêmicas, podendo antecipadamente auxiliar no processo de tomada de decisão, adotando medidas que possam evitar que a doença dissemine incontrolavelmente na população causando danos catastróficos. Visto o dano causado pela pandemia do COVID-19 em todo o mundo, nosso principal interesse é propor modelos epidemiológicos para entender o comportamento de doenças, entre eles a do COVID-19, fazendo previsões e verificando eficiência de medidas, como por exemplo o uso de máscara, álcool, isolamento social e vacinação, para a contenção da doença.

Controle ótimo em sistemas dinâmicos com incertezas

  • Coordenador:MOISEIS DOS SANTOS CECCONELLO
  • 01/11/2021 - 31/10/2023

O controle ótimo de sistemas dinâmicos é uma área de pesquisa bem consolidada com resultados teóricos e práticos de amplo conhecimento da comunidade acadêmica. No entanto, o controle ótimo de sistemas dinâmicos com incertezas do tipo intervalar ou fuzzy ainda é pouco explorado e carece de estudos para avançar tanto nas questões teóricas quanto práticas envolvendo controle ótimo sob incerteza. Nesse projeto tem como objetivo principal desenvolver condições de otimalidade para controle ótimo de sistemas dinâmicos envolvendo incertezas do tipo intervalar ou fuzzy e aplicar tais condições para estabelecer controle do tipo ótimo em modelos clássicos de dinâmica populacional e epidemiológicos.

SIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO TEMPORAL E ESPACIAL DA FERRUGEM ASIÁTICA NA SOJA: melhoramento de modelo.

  • Coordenador: ANDRE KRINDGES
  • 25/10/2021 - 25/10/2023

A partir de um modelo matemático sobre a evolução da ferrugem asiática na soja, desenvolvido pelos membros desse projeto, implementaremos vários cenários e melhoramentos, com o objetivo de incorporar características que fazem tal modelo ficar cada vez mais fidedigno. Para tanto, faremos a incorporação de novas bases de dados, bem como novos termos na modelagem.

Decaimento Local de Energia e Controlabilidade Exata na Fronteira para Sistemas de Equações de Ondas Acopladas em Domínios não Cilíndricos

  • Coordenador: RUIKSON SILLAS DE OLIVEIRA NUNES
  • 01/12/2021 - 30/12/2023

O propósito deste projeto consiste em estudar problema de controle exato na fronteira para um sistema de m-equações de onda linearmente acopladas em domínios não cilíndricos e também estudar o problema envolvendo o estudo do comportamento assintótico da energia local para sistemas envolvendo equações de ondas acopladas linearmente.

A tradução de fontes primárias

  • Coordenador: FREDERICO JOSE ANDRIES LOPES
  • 04/04/2022 - 31/03/2024

Este projeto tem um objetivo principal traduzir e comentar pelo menos 2 duas fontes primárias de matemática ou filosofia da matemática, sejam estas fontes artigos, capítulos de livro e até livros de pequena extensão.

MATEMÁTICA E ECONOMIA POLÍTICA

  • Coordenador: ALDI NESTOR DE SOUZA
  • 01/03/2022 - 01/03/2025

A partir do início dos anos de 1990, com a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética, o mundo entrou no que se costuma chamar de triunfo da ordem social capitalista. Uma ordem social que se impõe, sem exceção, a todos os espaços e povos do globo terrestre. Paralelo a esse triunfo, as contradições que caracterizam essa ordem social se fizeram ainda mais evidentes. Há dados em abundância, alguns até que correm na mídia diária, dos impactos da ordem social capitalista sobre a vida das pessoas , dos animais , das plantas, do planeta. Crises recorrentes, desemprego, fome, guerras, altíssima concentração de renda, avanço gigantesco da ciência, tecnologia de ponta, inteligência artificial. Há quem defenda, por exemplo, Ivo Tonet , em Algumas Lições a Partir da Conjuntura Atual, que não estamos apenas diante de mais uma crise, estamos diante de "Uma profunda crise do capital, que atinge todas as dimensões da vida humana – econômicas, políticas, sociais, educativas, jurídicas, culturais, artísticas, pessoais, etc. Compreender essa ordem social nos mínimos detalhes é, portanto, imprescindível, tarefa inadiável e é o que pretende o presente projeto. Tendo , como em qualquer outra ordem social, o trabalho como centralidade, no caso presente o trabalho assalariado, buscaremos em particular, mas não apenas, compreender as categorias nas quais o trabalho se encontra mais evidenciado, inclusive destacado em equações matemáticas: salário, valor, preço, lucro, exploração. Mas, como o trabalho funda o ser social, compreender categorias tais como alienação, fetiche da mercadoria, acumulação, capital fictício , financeirização, dentre outras, é imperativo. O projeto consiste de uma pesquisa bibliográfica e tem como objetivo investigar a matemática presente em O Capital, volumes I, II e III, de Karl Marx, e aprofundar, à luz de conhecimentos matemáticos, a compreensão das categorias acima elencadas.

Semigrupos numéricos e suas generalizações a N^d

  • Coordenador: WANDERSON TENORIO
  • 01/04/2022 - 31/03/2024

O projeto visa o estudo de problemas relacionados aos semigrupos numéricos e suas generalizações a dimensões maiores. Em especial, propõe o estudo de invariantes, relações e propriedades dos chamados semigrupos numéricos generalizados, bem como alguns problemas de contagem envolvendo essas estruturas.

CONTROLE H-INFINITO CHAVEADO COM REALIMENTAÇÃO DERIVATIVA DE SISTEMAS LINEARES INCERTOS CONSIDERANDO A SATURAÇÃO DO SINAL DE CONTROLE

  • Coordenador: LEIDY DIANE WOLMUTH SILVA
  • 11/04/2022 - 11/04/2024

Este projeto propõe projetos de controle chaveado e controle H_infinito chaveado para uma classe de sistemas lineares com incertezas invariantes no tempo, sujeito a saturação na entrada de controle, nos quais apenas a derivada do vetor de estado é considerada para realimentação.

Otimização Multiobjetivo com Aplicações na Teoria de Portfólios


No projeto de pesquisa, serão desenvolvidos algoritmos de otimização multiobjetivo que visam auxiliar na construção de carteiras de investimento mais eficientes. Esses algo- ritmos serão implementados na linguagem de programação Julia, proporcionando uma implementação rápida e eficiente. Essa abordagem permitirá uma análise detalhada e uma tomada de decisões informadas na gestão de portfólios financeiros.

Criação de banco de questões para a disciplina álgebra linear

  • Coordenador: DANIELLA PORTO
  • 01/09/2022 - 31/08/2024

O presente projeto visa criar um banco de questões para a disciplina de álgebra linear, o qual será disponibilizado para os professores do Departamento de Matemática, campus Cuiabá.

Análise Teórico e Numérico do Controle para uma Equação Parabólica Não Local

  • Coordenador: MIGUEL ROBERTO NUNEZ CHAVEZ
  • 22/08/2022 - 31/07/2025

Nesse projeto vai-se estudar a controlabilidade global com restrições sobre o sinal do controle para uma equação parabólica não local com valores iniciais e de fronteira. O controle será distribuido localmente no interior do dominio onde atúa a variável espacial. O análise que pretende-se fazer nesse projeto será de tipo teórico e numérico. Para entender melhor o problema começa-se estudando a parte estacionaria do sistema e pretende-se fazer de forma estandar, isto é, aplicando o método de degrau para depois aplicar resultados de controlabilidade local. A parte de evolução (não estacionaria) do sistema pode-se trabalhar usando resultados de estabilidade, criterios de comparação, principio do máximo e resultados de controlabilidade local. Na parte numérica tem-se pensado aplicar o clássico método de Newton ou o chamado método de Quase-Newton, uma versão para minimizar o custo computacional.

2022 Estudo de curvas singulares, folheações e invariantes analíticos

  • Coordenador: EMILIO DE CARVALHO
  • 22/08/2022 - 31/07/2024

Neste projeto propomos abordar problemas relacionados às curvas analíticas singulares, invariantes analíticos e folheações holomorfas no plano complexo. Nossa proposta é utilizar formas normais, com respeito à classificação analítica e a partir de tais formas normais obter um modo sistemático para poder exibir geradores para o submódulo de torção e estendê-los de modo a descrever todas as folheações com uma determinada separatriz.

Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30