A SECRI, Secretaria de Relações Internacionais, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), informa que a Fundação Carolina está com inscrições abertas para sua nova convocatória de bolsas de estudo para o período acadêmico de 2024-2025, oferecendo 669 bolsas em diversas áreas de conhecimento.
Nesta 24ª edição, as bolsas abrangem as seguintes modalidades: pós-graduação, doutorado, estadias curtas de pós-doutorado, renovações de bolsas de doutorado, mobilidade de professores e estudos institucionais.
Nesta oportunidade, a Fundação Carolina incorporou o programa de mobilidade de estâncias de pesquisa CSIC, oferecendo 20 bolsas, sendo 10 bolsas para estudar em centros de pesquisa do CSIC e outras 10 para centros de pesquisa e universidades da América Latina.
A convocatória mantém a sua adequação aos 5 “P” da Agenda 2030: pessoas, planeta, prosperidade, paz, justiça e instituições, e alianças (parcerias). Com isso, oferece oportunidades de formação e pesquisa para todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: tecnologias sustentáveis, saúde pública, energias renováveis, educação de qualidade, estudos econômicos inclusivos, direitos humanos, coesão social e melhoria de políticas públicas ou humanismo digital, promovendo oportunidades de igualdade entre mulheres e homens e no conjunto da sociedade.
As Modalidades de bolsas de estudo oferecidas são:
● Bolsas de pós-graduação. Dirigidas à formação de graduados/as procedentes de um país membro da Comunidade Ibero-Americana de Nações, com capacidade acadêmica ou profissional respaldada por um excelente currículo e uma trajetória de compromisso com a sociedade. O programa oferece duas modalidades de apoio: bolsas e auxílio ao estudo, e combina mestrados oficiais, títulos próprios e cursos de especialização.
● Bolsas de doutorado e estadias curtas de pós-doutorado. Têm o objetivo de facilitar a professores e pesquisadores de universidades latino-americanas a obtenção de um doutorado em centros espanhóis, promovendo a geração de redes científicas entre instituições de ambos os lados do Atlântico.
● Programas de mobilidade do professorado. Permitem uma breve estadia de pesquisa na Espanha a professores ou equipes de pesquisa de universidades argentinas, brasileiras e do Grupo Tordesilhas de universidades.
● Programas de Bolsas e Estudos Institucionais. São ajudas para o financiamento de planos de treinamento em centros espanhóis (latino-americanos, no caso do novo programa com o CSIC) que tendam ao fortalecimento institucional das administrações públicas latino-americanas.
Os prazos para a solicitação variam de acordo com a modalidade. No caso das bolsas de doutorado e estadias curtas e de mobilidade, a convocatória estará aberta até o dia 4 de abril.
Para mais informações, os interessados devem acessar o site da Fundação Carolina.
Fique informado das oportunidades internacionais, siga-nos em nossas mídias sociais:
Gostou da notícia? Conhece alguém que pode se interessar? Compartilhe!