Museu de História natural do Araguaia



O Museu de Histório Natural do Araguaia – MuHNA é uma iniciativa de um grupo de professores do Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso, que buscam proporcionar um espaço público para difusão da ciência, de uma maneira divertida e envolvente.

Os museus de ciências visam difundir os conceitos científicos de maneira participativa, acessível e divertida à população em geral e, particularmente, a estudantes e professores do ensino formal, sendo uma relevante fonte de apoio para as atividades docentes desde o ensino fundamental até o ensino superior.

A principal forma de comunicação em museus são as exposições, ou seja, a parte que é apresentada ao público visitante. Os museus de história natural produzem conhecimento e por meio das exposições este é transmitido para a sociedade, em uma linguagem menos técnica e mais acessível.

Atualmente a tecnologia vem sendo utilizada em novas áreas, incluindo a educação, especialmente em ambientes não formais como os museus. No MuHNA você irá encontrar diversas atrações tecnológicas, entre elas cinema, sistemas com animais tridimensionais, jogos, entre outras.




Histórico

O Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) foi idealizado pelos professores da Universidade Federal de Mato Grosso do campus universitário do Araguaia, Dra. Márcia Cristina Pascotto, Dr. Silvio Cesar O. Colturato, ambos do curso de biologia, Dra. Luana dos Anjos Ramos do curso de biomedicina e o Dr. Ivairton Monteiro Santos do curso de ciência da computação.

Sua inauguração ocorreu no dia 05 de junho de 2018, e até dezembro de 2018 foram mais de 3 mil visitantes. Pessoas de 16 estados, 82 cidades e 3 países já passaram pelo museu. Escolas das três cidades, Barra do Garças – MT, Pontal do Araguaia – MT e Aragarças – GO fizeram visitas educativas e só em 2019, já foram mais de 280 alunos.

No decorrer de suas atividades o MuHNA já sediou ações como a Semana de Ciência e Tecnologia, Oficina de fantoches, a Exposição fotográfica Modos de ver e a intervenção de uma estudante do curso de licenciatura em biologia.

Atualmente o museu conta com acervos de paleontologia, geologia, invertebrados, artrópodes, peixes, anfíbios e répteis, aves e mamíferos. Além das peças expostas, o MuHNA proporciona atrações como o cinema 3D, onde são projetados diversos filmes, em uma TV de 60 polegadas, a sala dos sentidos, onde você utilizará o tato e o olfato para identificar o que a ciência e a natureza podem oferecer.

Existem seis projetos de extensão que compõe as atividades do museu, sendo eles o “Acervo de zoologia do MuHNA” e “Visitas ao MuHNA” coordenados pela professora Márcia Pascotto, “Oficina de peças anatômicas” coordenado pela professora Luana Ramos, “Oficina de preparação de fósseis” coordenado pelo professor Silvio Colturato, “Projeto digital do MuHNA” do professor Ivairton Santos e “Divulgação Científica” do professor Augusto Bozz.


Missão, Visão e Valores

Missão: Popularizar e divulgar o conhecimento de modo interativo para democratizar a ciência na região do Araguaia.

Visão: Ser uma instituição museológica de referência de acesso à ciência, por meio da interatividade, tecnologia e inclusão social.

Valores:

Respeito à diversidade;

Cordialidade;

Cooperação institucional;

Acessibilidade universal;

Universalidade do conhecimento;

Excelência;

Sustentabilidade;

Transparência




EQUIPE


Profa. Dra. Fabiana Morandi Jordão

Graduada em em Biomedicina pela Universidade de Marília (2003), Aprimoramento em Protozoologia pelo Instituto de Medicina Tropical da USP (2004), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela USP. Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde na UFMT/CUA e vem desenvolvendo pesquisas com doenças infecciosas e parasitárias.


Prof. Dr. Dayvisson Costa

Doutor em Comunicação (UFMG), atua como docente na UFMT, onde lidera o grupo de pesquisa Limiar – Estudos de Linguagem e Mídia e integra o Núcleo Libertas de Estudos, Pesquisa e Extensão em Práticas de Liberdade (2020). É colaborador na linha de pesquisa Epistemes Contemporâneas, onde investiga relações entre saber, poder e subjetivação.


Heloisa Lima de Carvalho

Graduada em Psicologia pelo CESMA/AL e em Filosofia pela UFAL, tem especialização em Gestão em Saúde Pública pela UFAL, mestrado em Estudos da Cultura Contemporânea pela UFMT. Tem formação em Logoterapia e Análise Existencial, Abordagem Fenomenológica e Existencial, Psicoterapia Breve e Terapia Comunitária Integrativa. Possui experiência em Psicologia Clínica e Educacional e atua da UFMT/CUA desde 2015.


Ingrid Silva

Estudante no curso de Ciências Biológicas na UFMT. Tenho 20 aninhos, apaixonada pelo meu curso, pelo meio ambiente e pelos animais. É um prazer poder fazer parte da equipe do nosso querido museu “Muhna”, a história é apaixonante e necessária. Espero aprender muito com meus colegas e acrescentar na história do museu.


Prof. Dr. Ivairton Monteiro Santos

Graduado em Ciência da Computação pela UFMT, possui mestrado pela UFF e doutorado pela Poli-USP em Ciência da Computação e pós-graduado em Ciência da Computação. É professor na UFMT/CUA no curso de Ciência da Computação há mais de 15 anos, desenvolve diversos projetos de pesquisa e extensão e atua no MuHNA na manutenção e no desenvolvimento de sistemas digitais que deem suporte à gestão do museu e especialmente que proporcionem uma experiência interativa aos visitantes do MuHNA.


Profa. Dra. Luana dos Anjos Ramos

Graduada em Fisioterapia pela UniSal, mestre em Ciências (Anatomia Funcional) pela USP e doutora em Ciências (Imunoparasitologia) pela UFMG. Atualmente é Professora de Anatomia Humana no curso de Biomedicina na UFMT/CUA. Revisora do Journal of Morphological Sciences e European Journal of Integrative Medicine. Membro da Sociedade Brasileira de Anatomia; vice-diretora do conselho diretor e diretora do conselho administrativo do MuHNA.


Técnica Lusnaiara Rodrigues Lima

Graduada em Enfermagem (2011) pela UFMT, tem mestrado em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas (2016) pela UFMT. Atualmente é Técnica de Laboratório na UFMT/CUA, no Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (Desde 2008). Desempenha atividades no MuHNA relacionadas a manutenção do acervo, taxidermia de aves, mamíferos e répteis bem como laboratoriais. Membro técnico administrativo da câmera de extensão do CUA e do conselho diretor do MuHNA.


Profa. Dra. Márcia Pascotto

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2005). Cursando graduação EAD em Museologia pela Uniasselvi. Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA) e Diretora do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Zoologia, Ecologia de Aves, Formação de Professores e em Educação Museal.


Prof. Dr. Maxwell Gomes Miranda

Doutor em Linguística (UnB, 2014) e realizou Estágio de Pós-Doutorado, no Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp, 2020-2021). Dedica-se à documentação (descrição e análise) de línguas faladas pelos povos originários do Brasil, especialmente, aquelas filiadas à família Jê e ao tronco Macro-Jê, e interessa-se por questões relacionadas com usos linguísticos e práticas socioculturais, diversidade e patrimônio linguístico-cultural.


Prof. Dr. Silvio Cesar Oliveira Colturato

Geólogo, doutor em Geociências e Meio Ambiente, professor da UFMT desde 1995. Atua no ensino, extensão e pesquisa nas áreas de Geologia, Paleontologia e Meio Ambiente. Membro do Conselho Diretor e Curador do acervo de rochas, minerais e fósseis da Seção de Geologia e Paleontologia do MuHNA.


Sthefany Gonsalves

Com 22 anos, Matogrossense, é graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Mato Grosso. Sthefany é apaixonada por aves, principalmente por corujas. Sempre busca experiências dentro e fora da Universidade, já foi monitora do MuHNA e agora veio somar na equipe diretora.



CONTATO
muhna.cua@ufmt.br

REDE SOCIAL
@muhna.ufmt


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

O MuHNA está aberto nas terças e quintas feiras, no período matutino, das 07:30h às 11:30h e no período vespertino, das 13:30 às 17:30.


LOCALIZAÇÃO

Universidade Federal do Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia.
Avenida Valdon Varjão, nº 6.390 – Barra do Garças/Mato Grosso


AGENDAMENTO PARA VISITAS
Aos professores e profissionais que desejam agendar visitas, o MuHNA solicita que seja preenchido o formulário disponível neste link.



Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30