PROCEV
Cultura, Extensão e Vivência
Compreende as ações destinadas aos estudantes e comunidade externa congregando extensão universitária, vivência acadêmica e projetos nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer.
Caminhos das Águas
Programa Olhos D´ Água
A relação entre Cultura e Educação se dá como um trançado indissociável. Consciente disso, a Secretaria de Formação Livro e Leitura (Sefli), do Ministério da Cultura (MinC), tem desempenhado o papel de alinhavar essa trança, estreitando o diálogo com a educação formal e não formal, por meio da Diretora de Educação e Formação Artística.
Somando para a democratização do acesso aos processos de produção e de difusão de conhecimento e à formação em cultura e arte, o Programa Olhos D’Água, implementado em 2023, visa fomentar atividades formativas em espaços de educação não formais e aquelas propostas por artistas independentes, coletivos e grupos da sociedade Civil.
UFMT nos Caminhos das Águas
É também através dos rios que conseguimos chegar a territórios menos acessíveis, os quais por vezes carecem de políticas públicas de qualidade, especialmente no que tange à cultura e à educação. Partindo dessa premissa, a ação Caminhos das águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais tem como principal objetivo fomentar ações educativas e culturais em lugares mais distantes dos grandes centros e capitais.
Democratizando o acesso à formação de qualidade e ampliando o diálogo do Ministério da Cultura e das Universidades parceiras com a sociedade civil com os agentes e fazedores de educação e cultura nas bases, esta segunda ação do programa compreende as seguintes ações:
●Ação 1 - Oferta presencial da Trilha Formativa Educação dos Sentidos para fazer sentido: Arte nas escolas como estratégia de comunicação e do Seminário Caminhos das Águas - Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais;
●Ação 2 - Olhinhos D’Água, bolsa para fortalecimento de ações locais.
●Ação 3 - Ocupação artístico-cultural Olhos D’Água.
Olhos d’Água somos todos nós que estamos aqui e as pessoas,
artistas, técnicos e todos esses lugares em que a cultura se faz
nascer e renascer. O objetivo desse projeto e edital é fazer com
que essa água brote do fundo da terra. É trazer para a superfície
todos esses lugares onde a educação e a formação artística e
cultural acontecem neste país. (Naine Terena)
Serviço
Projeto Caminhos das águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais
Realização: UFMT – Fundação Uniselva – Ministério da Cultura
Apoio: ABPEducom
Mais informações aqui
Caminhos das Águas- Santarém (PA)- clique aqui
Contato Assessoria de Comunicação: luizbezerraufmt@gmail.com