Nos dias 4 e 5 de junho, a Virada Sustentável Mato Grosso 2025 mobilizou diversos espaços na UFMT em torno da arte, da cultura e da sustentabilidade. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) integrou a programação com uma série de atividades realizadas em seu Centro Cultural e em outros espaços da universidade, reforçando o papel da instituição na promoção do diálogo socioambiental.
No Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP), a oficina "Desenho Livre", conduzida pela Prof.ª Ms. Tula Kirst, convidou participantes a explorar a relação entre arte e natureza.
No Cineclube Coxiponés, aconteceu a II Mostra de Cinema Ambiental, que exibiu os filmes “8 bilhões: somos todos responsáveis” (Direção: Andrea Flores Urushima, Cesar Shundi Iwamizu, Nelson Kao) e “Plantadores de água” (Direção: Danielle Bertolini). Após as sessões, a roda de conversa “Plantando o futuro”, mediada por Danielle Bertolini, promoveu um rico diálogo com o público sobre práticas regenerativas, soluções sustentáveis e a responsabilidade coletiva frente aos desafios ambientais.
No Laboratório de Literatura e Escrita Criativa, a atividade "Desenhos de Escrita" propôs reflexões literárias e filosóficas sobre o antropoceno, o colapso ambiental e a narrativa Yanomami, a partir da leitura da obra A Queda do Céu, de Davi Kopenawa e Bruce Albert — um dos relatos mais significativos sobre a visão indígena da crise ambiental e das relações entre humanidade e natureza.
Além disso, o público participou de uma visita guiada à exposição "Memória Biocultural: narrativas e resistências em 50 anos do MACP/UFMT", mediada pela curadora Prof.ª Dr.ª Ruth Albernaz, destacando as interações entre memória, cultura e meio ambiente.
A participação da UFMT na Virada Sustentável Mato Grosso 2025 reafirma o compromisso da universidade com a construção de uma sociedade mais sustentável, criativa e consciente, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. As ações realizadas reforçaram a importância da cultura como ferramenta de transformação e de promoção do diálogo ambiental com a comunidade.
Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Desde 2011, ocupa várias cidades do país, promovendo a sustentabilidade por meio de um grande festival de arte, conhecimento e ação.
A cada edição, reúne centenas de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e empresas para cocriar uma programação potente, diversa e colaborativa nos diferentes territórios.
Esse formato possibilita amplificar iniciativas e fortalecer redes de impacto social já existentes. Com uma extensa programação 100% gratuita e acessível, busca oferecer à população uma visão positiva e inspiradora da sustentabilidade e de seus diversos temas.
Em 2025, a programação em Rondonópolis foi encerrada no dia 1º de junho. Em Cuiabá, as atividades seguem até o dia 8 de junho.
Consulte a programação: https://viradasustentavel.org.br/cuiaba/