A Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT) realizou na tarde desta quarta-feira (07), no Teatro Universitário, o 3º Lançamento Coletivo de Livros da Instituição. Ao todo 16 obras, em diferentes áreas do conhecimento, integram a ação, entre livros impressos e e-books. Autores, professores e gestores da Universidade prestigiaram a solenidade.
Representando a vice-reitoria da UFMT, o pró-reitor de Ensino de Pós-graduação (Propg), professor Jackson Antonio Lamounier Camargos Resende, falou sobre a relevância do evento para a Instituição, reafirmando também sua importância para os programas de pós-graduação frente à avaliação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza periodicamente.
A coordenadora da EdUFMT, Ana Claudia Pereira Rubio, conta que o lançamento coletivo de livros vem se consolidando e marca um momento importante para os pós-graduandos e pesquisadores da UFMT. “O primeiro evento aconteceu em 2019, de forma presencial. Em 2021 de forma on-line, por motivo da Pandemia da Covid-19. Esse ano trazemos 16 obras que são frutos de excelentes pesquisas realizadas nas mais diversas áreas do conhecimento”, explica.
A coordenadora conta ainda que até fevereiro a Editora começa um novo planejamento, com edital dividido em ciclos, o que permite a maior participação de interessados. “Para 2023 há previsão de mais três editais, com datas a serem divulgadas. Todo esse trabalho é realizado em cooperação com outras unidades da UFMT, como a Uniselva e a Biblioteca Central da Universidade”, ressalta.
Publicação consolida a divulgação do conhecimento
Representando os autores do lançamento estava o professor da UFMT, João Carlos Barrozo, organizador do livro impresso “Expansão da fronteira em Rondônia: impactos socioambientais”, que destaca a relevância da publicação para docentes e pesquisadores.
“Destaco também a importância da publicação em editoras vinculadas à universidades, pois conta muito no currículo e destaque acadêmico. Se há pesquisa é preciso publicar, dar essa publicidade, socialização desse conhecimento. Do nosso Núcleo de Pesquisa de Estudos Rurais (Neru), temos quatro obras que estão sendo lançadas”, explica.
Também participaram do encontro o professor do Instituto de Computação (IC) da UFMT, e membro do conselho editorial da Editora, Irapuan Noce, e o diretor geral da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Uniselva), Joanis Tilemahos Zervoudakis. Todos os livros publicados são resultados de editais da EdUFMT em 2021 e 2022.
Leia mais
EdUFMT faz lançamento de livro infantil no sábado
EdUFMT abre inscrições para apoio à publicação de obras