O Sesc Arsenal recebe, neste sábado (12), às 19h, o lançamento do livro “Pico e seu Cão Barbudinho em uma Aventura no Xingu”, narrativa de ficção que aborda a preocupação com a fauna, poluição, queimadas, garimpos em reserva indígenas e a fronteira com o agronegócio. O livro é de autoria de Nilton Pereira e foi editado pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (EdUFMT).
De acordo com o autor, a publicação traz referências importantes para a natureza, como a responsabilidade com o futuro, além de estimular o amor por esta, destacando a importância da floresta e do cerrado, mostrando suas belezas e o encontro com os povos indígenas da região.
O livro começa em Cuiabá, passa por Canarana e termina no Xingu. A principal questão levantada é a preocupação com a depredação e poluição do meio ambiente, a preservação cultural dos povos indígenas e a antecipação da sociedade em se mobilizar enfrentando a destruição da floresta.
“Por meio da narrativa, é possível a construção de vários conhecimentos, criando uma leitura participativa e convidando o leitor a assumir o papel de protetor da floresta amazônica, do cerrado e da cultura indígena”, explica o autor.
Pico e seu cão Barbudinho em uma Aventura pelo Xingu é ilustrado pelo artista plástico Benedito Nunes, que faleceu em 2020, e pela artista visual Rosylene Pinto, que completou o trabalho de Nunes. A diagramação foi da designer Tatiane Hirata.
Mais informações pelo telefone: (65) 99977-0423