Mais 73 quilos de pilhas e baterias, e 20 litros de óleo de cozinha foram coletados e destinados na última semana, pelo Ecoponto da Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá. O local, criado para a coleta de resíduos para reciclagem, foi instalado no mês de julho deste ano e conta com apoio de uma rede parceira, como o projeto de extensão Ohmega do curso de Engenharia Elétrica da Universidade.
O servidor técnico-administrativo e membro da comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFMT, Elias Rafael Kochhann Coradini, conta que essa é a segunda destinação do projeto. “O Grupo de extensão e pesquisa Ohmega recebeu do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Geologia, as pilhas e baterias que poderiam ser reaproveitadas para as pesquisas do projeto. Aquilo que não foi utilizado seguiu para o Ecoponto, onde conseguimos realizar a destinação adequada no último dia 23”, disse
O servidor conta ainda que os 20 litros de óleo de cozinha foram destinados ao projeto da Associação Novo Encanto de Ecologia. “ Essa é uma associação que está em diversos municípios do Brasil, inclusive em Cuiabá e Várzea Grande. Eles utilizam o recurso da reciclagem do óleo para auxiliar famílias necessitadas”, explica, complementando que o Ecoponto segue coletando, com proposta futura de abertura de um ponto de coleta no Restaurante Universitário (RU).
Para o estudante do 5º semestre do curso de Engenharia Elétrica da UFMT, e membro do projeto de extensão Ohmega, é de suma importância o descarte adequado das pilhas e baterias. “Pilhas e baterias liberam muitas substâncias tóxicas quando não utilizadas e descartadas de forma incorreta. Além disso, a presença do ecoponto na UFMT possibilita que outros projetos utilizem esses materiais que seriam descartados, assim como a Ohmega reutiliza células de baterias”, ressalta.
Projeto beneficia entidades de proteção aos animais
O Ecoponto está localizado no bloco da Faculdade e é realizado em parceria com apoio de servidores da Instituição, da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, a qual recebe o óleo de cozinha usado, o Projeto Lunaar, que recebe os frascos de alumínio, e o Projeto Tampatinhas, responsável pelas tampas de plástico, de metal e lacres de latinhas. No ecoponto podem ser destinados também lâmpadas e óleo de cozinha usado.
A ação integra o PLS da UFMT, que possui alguns eixos temáticos, entre eles a Educação Ambiental, que realiza a articulação com a comunidade externa e apresenta na prática os benefícios possíveis da coleta seletiva.
Mais informações podem ser obtidas via WhatsApp (65)3615-8678 ou e-mail elias.coradini@ufmt.br
Leia mais
Fenf coleta resíduos para reciclagem
UFMT divulga Relatório de Sustentabilidade
UFMT publica painel de recicladores
UFMT atualiza Plano de Logística Sustentável