Com intuito de colaborar com a conservação ambiental, a Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instalou um ponto de coleta de resíduos para reciclagem. O Ecoponto está localizado no bloco da Faculdade e é realizado em parceria com apoio de servidores da Instituição e algumas organizações. Estão sendo recolhidos óleo de cozinha, tampas de plástico, metal, entre outros.
Para o diretor da FENF, professor Antonio de Arruda Tsukamoto Filho, o Ecoponto está ajudando a reaproveitar materiais e ao mesmo tempo está cuidando do meio ambiente para esta e futuras gerações. “Preocupar e cuidar do meio ambiente é uma vocação natural da Engenharia Florestal. Acreditamos que ações desse tipo podem promover mudanças de comportamento e aumentar a consciência ambiental em relação à reciclagem, principalmente se tivermos outros pontos de coleta dentro da universidade, e uma ampla divulgação desse trabalho”, destaca, acrescentando que atitudes simples como esta podem ajudar a melhorar a vida no planeta.
O servidor técnico-administrativo e membro da comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFMT, Elias Rafael Kochhann Coradini, conta que essa ação integra o Plano que possui alguns eixos temáticos, entre eles a Educação Ambiental, que realiza a articulação com a comunidade externa e apresenta na prática os benefícios possíveis da coleta seletiva.
“Partindo do PLS e seus eixos, o Ecoponto é uma oportunidade de sensibilização e conscientização de um maior número de pessoas sobre a importância da sustentabilidade. Há de considerar também que a FENF está localizada em uma região central do câmpus de Cuiabá, o que de certa forma contribui com a logística para entrega dos materiais”, explica.
Projeto é desenvolvido em cooperação
O Ecoponto é uma realização coletiva. O servidor conta que além do envolvimento de estudantes, professores, técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados, o projeto conta ainda com a parceria da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, a qual recebe o óleo de cozinha usado, o Projeto Lunaar, que recebe os frascos de alumínio, e o Projeto Tampatinhas, responsável pelas tampas de plástico, de metal e lacres de latinhas.
“Pilhas, baterias, frascos de alumínio e óleo de cozinha usado já estavam sendo coletados na FENF antes da pandemia da Covid-19, e nesse momento estamos ampliando nosso ponto de coleta para atender um público maior de pessoas. Contamos com o apoio da comissão do PLS, cujas ações são divulgadas na página UFMT Sustentável”, destaca.
A presidente da Comissão do PLS da UFMT, Maria Daniele de Jesus Teixeira reforça a importância dessa ação da FENF. “Como toda ação para estimular a educação ambiental e redução do impacto ambiental é fundamental para evolução da UFMT quanto ao alcance dos objetivos do plano de logística sustentável, que estão alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Neste sentido, a universidade dá mais um passo no caminho da sustentabilidade”, destaca.
Logística sustentável contempla diferentes setores
Elaborado pela Comissão Permanente do Plano de Gestão de Logística Sustentável, o Plano de Logística Sustentável (PLS), da UFMT é uma ferramenta de planejamento com diagnósticos, objetivos, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação definidos, que permitem o estabelecimento de práticas de sustentabilidade e redução do impacto ambiental dos processos na Administração Pública.
O atual plano, que tem vigência de 2019 a 2023, foi estruturado sobre oito eixos temáticos: Educação Ambiental; Material de Consumo; Compras e Contratações Sustentáveis; Energia Elétrica e Telefonia; Água, Esgoto e Drenagem; Gerenciamento de Resíduos; Qualidade de Vida e Capacitação e Mobilidade e Segurança.
Leia mais:
UFMT divulga Relatório de Sustentabilidade
UFMT publica painel de recicladores
UFMT atualiza Plano de Logística Sustentável