PESQUISA EM OBRAS RARAS "THEREZINHA DE JESUS ARRUDA”
Neste âmbito acumula um acervo bibliográfico, com importantes obras raras referentes aos séculos XVIII e XIX. Este espaço de pesquisas em Obras Raras "Therezinha de Jesus Arruda” serve como de apoio as pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação, ensino básico e fundamental do estado de Mato Gross, e assume um importante papel no processo de difusão e preservação do patrimônio bibliográfico Mato-grossense. É uma unidade de referência no panorama histórico cultural, coloca-se a serviço da comunidade científica do Estado e do País um rico acervo bibliográfico sobre a História da região Centro-Oeste. Para acesso no Catálogo Bibliográfico e realizar a sua consulta siga as instruções abaixo:
- Para acessar o Acervo On-line da Sala de Pesquisa e Obras Raras "Therezinha de Jesus Arruda", clique aqui.
- Para realizar a pesquisa, basta pressionar Crtl + F
- Logo em seguida aparecerá um quadro de busca.
- Faça a pesquisa por: Titulo, Autor, Tema, Cidade de publicação, Ano, Assunto.
- Email para contato: ndihr.ighd@ufmt.br
PESQUISA DE DOCUMENTOS EM MICROFORMA E DIGITAL
O NDIHR custodia um rico acervo de documentos manuscritos e impressos em suporte de microfichas, microfilmes e digital. Agrega diversas tipologias de fontes que possibilitam pesquisas de variadas temáticas e periodizações. Integra o acervo do NDIHR Fundos e Coleções e uma Hemeroteca em microformas. São documentos manuscritos e impressos, relativa à Mato Grosso proveniente de diversos arquivos: Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal, Assembleia Legislativa Provincial - Coleção de Leis e Decretos, Relatórios dos Presidentes da Província e Governadores de Mato Grosso; Provedoria Real da Fazenda; Junta de Administração e Arrecadação da Real Fazenda; Tesouraria da Fazenda Nacional em Mato Grosso e Delegacia Fiscal do Tesouro Nacional em Mato Grosso (Alfândega de Corumbá); Tribunal Regional do Trabalho da Vigésima Terceira Região- MT; Décimo Segundo Distrito Regional do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM; Cúria Metropolitana de Mato Grosso, Coleção de periódico: Jornais, Revistas e Boletins de Mato Grosso; Arquivo Lázaro Papazian – Cháu (iconográfico); Memórias Fotográficas (iconográfico). Inclui também a Coleção de Entrevistas “ Martha Arruda” cujo conjunto de documentos constituido de memórias autobiográficas que permite compreender como indivíduos experimentaram e interpretam acontecimentos, situações e modo de vida de um grupo ou sociedade. As fontes orais foram produzidas atendendo algumas demandas de projetos do NDIHR, porem é fonte que transcende os limites inerentes aos projetos de pesquisa que lhes deram origem. Encontra-se disponível para consulta a todos os usuários interessados apenas em áudio. É permitido reprodução dos documentos iconografico e os sonoros somente fragmentos da entrevista e impossibilitada a reprodução total da entrevista. Para uso acadêmico acadêmicos ou publicações somente será disponibilizado mediante assinatura de um termo de responsabilidade de uso. Com o objetivo de oferecer ao usuário do NDIHR um quadro geral do acervo e sua visualização mais ampla e rápida, foi construído o Guia do Acervo, que reúne informações básicas sobre cada conjunto documental mantido pela instituição. Clique aqui. As consultas nos acervos ocorrerão nos horários de atendimento do NDIHR, mediante envio de Formulário de Agendamento clique aqui.
DIFUSÃO E INTERCAMBIO
Opera como veículo de referência aos pesquisadores em geral e busca atender as demandas de informações atuando no sentido de estimular a integração com as instituições congêneres (arquivos públicos e particulares, museus e instituições de pesquisa) da região, do Brasil e do exterior. Busca ampliar a interação com a comunidade universitária e a sociedade ao articular ensino, pesquisa e extensão no âmbito da universidade em seu processo educativo, cultural e científico por meio de convênios e acordo de cooperação cultural. Promove o dialogo através de palestras, exposições de caráter histórico cultural e mostras virtuais com o seu acervo, cursos de extensão, seminários, produção de textos de interesse da rede de ensino básico, fundamental e publicações.
AÇÃO EDUCATIVA
O NDIHR enquanto espaço de memória e documentação histórica pode ser qualitativamente explorados como espaços educativos, e esses trabalhos tanto contribuem para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem nas escolas e espaços não formais de educação, quanto para que a sociedade conheça e reconheça a importância das instituições de preservação da memoria histórica, e delas se apropriem. A Ação Educativa aborda as atividades voltadas para despertar a consciência no âmbito da educação patrimonial e da necessidade de preservação do patrimônio histórico material e imaterial, além de ser um espaço para inclusão social, por meio da educação patrimonial, ampliando seu uso e seu acesso pela sociedade desenvolvendo atividades presenciais para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. São desenvolvidas visitas técnicas, voltadas a professores, estudantes e comunidade em geral, buscando mostrar o potencial do acervo de modo a incitar a investigação, sugerir interpretações das fontes e produzir leituras da história e dar a conhecer o universo documental. As visitas monitoradas ocorrerão nos horários de atendimento do NDIHR, mediante envio de Formulário de Agendamento de Visitas Monitoradas clique aqui.