Projeto foca na conservação de morcegos cavernícolas no Estado de Mato Grosso
Gabriel
de Mello, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e
Conservação da Biodiversidade do Instituto de Biociências (IB), foi um
dos vencedores da premiação "Masto Tanque", realizada durante o 12º
Congresso Brasileiro de Mastozoologia, que ocorreu de 23 a 27 de
setembro de 2024, em Búzios, Rio de Janeiro. O evento foi organizado
pela Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz), Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense
(UENF).
O trabalho do discente, intitulado "Cavernas prioritárias para a conservação e amostragem de morcegos no Brasil", integra sua tese de doutorado, sob a orientação da Profa. Thais B. Zanata e coorientação do Prof. Alan F. Eriksson, ambos do IB. O projeto também conta com a colaboração da Dra. Jennifer Barros, pesquisadora da Bat Conservation, especialista em morcegos cavernícolas no Brasil. O objetivo do trabalho premiado no congresso é preencher lacunas no conhecimento sobre os morcegos cavernícolas em Mato Grosso, com foco na conservação dessas espécies e na análise das paisagens que favorecem sua diversidade.
O "Masto Tanque" é uma premiação inspirada no programa de TV Shark Tank. No “Masto Tanque", pesquisadores submetem resumos de projetos para o evento em busca de financiamento. Nesta segunda edição, o prêmio selecionou cinco finalistas com base em critérios como inovação, apresentação, mérito científico, viabilidade e impacto social. Durante a cerimônia de encerramento do congresso, que contou com a participação de mais de 800 pessoas, os finalistas defenderam seus projetos em uma sessão especial. Dentre os três projetos contemplados, o de Gabriel se destacou, recebendo R$1.500 da Sociedade Brasileira de Mastozoologia e R$10.000 para aquisição de equipamentos na empresa Log Nature. Gabriel pretende utilizar esse financiamento para amostrar morcegos em cavernas de Mato Grosso ainda não exploradas pela ciência.
“Representar a UFMT em um congresso de tal magnitude e ainda ser premiado é motivo de grande orgulho. O reconhecimento e o auxílio financeiro serão fundamentais para que eu possa continuar avançando na pesquisa e contribuir para o conhecimento e a conservação dos morcegos cavernícolas do Estado”, disse Gabriel.
Texto por Gabriel de Mello e Thais B. Zanata