O projeto “Ciência sem Moage”, coordenado pelo professor Doutor Felipe Thomaz Aquino do Campus Universitário de Várzea Grande da UFMT, iniciou suas atividades durante o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19 e desde então tem como objetivo aproximar a ciência da população, utilizando uma linguagem simples e descomplicada por meio das redes sociais, além de ações e eventos junto à comunidade. A missão do projeto é a alfabetização e divulgação científica, bem como a popularização da ciência e tecnologia.
O livro “Ciência sem Moage: o pequeno grande livro de curiosidades científicas” é a primeira publicação do projeto, fruto da parceria entre a Pró- Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV), Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UFMT, resultando na impressão de 1300 exemplares. O livro, distribuído de forma gratuita em escolas, em institutos sociais e para a população em geral, traz curiosidades científicas sobre diversos temas relacionados ao conhecimento, tais como: saúde, gastronomia, história, astronomia, ecologia, sociologia, biologia, preconceito, autismo, dicas de limpeza e curiosidades como “a comida mais cara do mundo”.
O projeto tem realizado suas ações com recursos próprios do coordenador e através de parcerias com empresas, escolas e institutos sociais. Atualmente o projeto continua em busca de recursos financeiros para bolsas, diárias, materiais de consumo e também para impressão de mais livros, bem como para a produção de futuras publicações. Para mais informações, siga as redes sociais do projeto e fique por dentro do mundo da ciência!
Contatos:
Instagram e Tiktok: @cienciasemmoage
Youtube: Ciência sem Moage
Telefone/WhatsApp do coordenador: (65) 992676868
O projeto "Ciência sem Moage” também repercutiu na mídia televisiva. Assista à entrevista do professor Felipe Aquino no programa Balanço Geral MT:
Registros do projeto:
Capa do livro “Ciência sem Moage: o pequeno grande livro de curiosidades científicas”: