Estágio Curricular Não-obrigatório
Orientações Gerais sobre Estágio Curricular Supervisionado Não-obrigatório
O Estágio Curricular Não-obrigatório consiste em atividade opcional desenvolvida pelo discente em ambiente de trabalho supervisionado por um docente orientador do curso de Zootecnia da UFMT-Sinop e um supervisor local da concedente (profissional da área), devendo ser celebrado Termo de Compromisso e estabelecido Plano de Atividades previamente ao início das atividades.
Conforme
determina a Lei nº 11.788 de 25 de
setembro de 2008, a realização do ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO está
condicionada à assinatura de um Termo de Cooperação/Convênio e/ou
Compromisso,
firmado entre o aluno, a instituição concedente de Estágio e a
Instituição de
Ensino. Maiores informações sobre a regulamentação do estágio devem ser verificadas pelo estudante na página da PROEG.
Passo-a-passo para realização de Estágio Curricular Supervisionado Não-Obrigatório
Documentos Iniciais (antes do início do estágio):
Passo 1: selecionar o local de estágio e elaborar junto com o supervisor o plano de estágio (Modelo - Plano de Estágio Não-Obrigatório)
Passo 2: preencher o Termo de Compromisso (Modelo - TCE Estágio Não-Obrigatório) e encaminhar para Comissão de Avaliação de Estágio para conferência da documentação. Após a conferência, proceder a impressão de 3 cópias e providenciar as assinaturas (coordenador do curso, representante da empresa, orientador do estágio e o aluno ou seu representante legal).
Obs. 1: certificar o preenchimento correto da apólice de seguros contra acidentes no momento do preenchimento do termo de compromisso, especificamente, número da apólice e período de vigência.
Obs. 2: certificar o preenchimento atento e correto de todos os campos do
Termo de Compromisso, especialmente: os dados do campo
Empresa/Instituição Concedente; adicionar o nome do Instituto e do
Coordenador de Estágio no campo Instituição de Ensino; os dados do campo
Estudante/Estagiário; e os dados das Cláusulas nº 3 e nº 4.
Atenção: em caso de estágio não-obrigatório, deve-se providenciar apólice de seguros contra acidentes própria junto ao concedente do estágio e torna-se obrigatório a remuneração na forma de bolsa de estágio. Também a carga horária semanal do estágio deve respeitar o limite máximo de 30 horas semanais (exceto para estágios curtos nos períodos em que o aluno não estiver em recesso escolar, que pode chegar ao limite de 40 horas semanais).
Passo 3: Digitalizar os documentos listados nos passos 1 e 2 em formato PDF e protocolar via Processo SEI.
Obs. 1: a formalização dos documentos via SEI deve ser realizada antes do começo das atividades do estágio.
Obs. 2: o aluno deverá atentar-se para que os horários de estágio possam ser conciliados com as atividades escolares.
Obs. 3: verificar a qualidade da digitalização, pois documentos de baixa qualidade poderão ser indeferidos pela Comissão de Estágio.
Obs. 4: atentar-se para que TODOS os documentos anteriores estejam adicionados em processo SEI único.
Passo 4: providenciar a entrega dos originais dos documentos anteriores na Secretaria de Curso.
Atenção: em
caso de haver interesse em prorrogar o período de estágio, o aluno
deverá apresentar Termo Aditivo de Compromisso de Estágio (Modelo - Termo Aditivo). Em caso de término do estágio antes do período previsto, o aluno deverá apresentar a Rescisão do Termo de Compromisso (Modelo - Rescisão).
Documentos Finais (ao finalizar o estágio):
Passo 5: no decorrer do estágio, o aluno deverá preencher diariamente e apresentar no final do estádio (ou a cada 6 meses em estágios de maior duração) a ficha de acompanhamento de atividades (Modelo - Ficha de Acompanhamento). Neste documento, deve-se providenciar a assinatura do supervisor dando fé do cumprimento das atividades conforme planejado.
Passo 6: após a finalização do estágio, o estagiário deverá providenciar junto ao supervisor de estágio o preenchimento da avaliação de desempenho do estagiário (Modelo - Avaliação do Desempenho) e a declaração de conclusão de estágio, preferencialmente em documento timbrado da empresa (Modelo - Declaração Conclusão Estágio)
Passo 7: elaborar o relatório contendo as atividades desenvolvidas, descrição do local de estágio e uma breve revisão sobre os temas abordados junto com o orientador nos moldes de formação do estágio obrigatório (Modelo - Estrutura Relatório de Estágio Obrigatório). Após a finalização do relatório, o estagiário deverá providenciar junto ao orientador a ficha de avaliação (Modelo - Ficha de Avaliação do Estagiário) com a respectiva nota atribuída pelo orientador e o supervisor do estágio.
Passo 8: preencher avaliação sobre a experiência no local onde foi realizado o estágio (Modelo - Avaliação da Instituição Concedente).
Passo 9: digitalizar os documentos anteriores em formato PDF e protocolar via processo SEI.
Obs. 1: a formalização dos documentos deve respeitar o período letivo previsto no calendário acadêmico e estabelecidos pela Comissão de Estágios.
Obs. 2: verificar a qualidade da digitalização, pois documentos de baixa qualidade poderão ser indeferidos pela Comissão de Avaliação de Estágio.
Obs. 3: atentar-se para que TODOS os documentos nos passos 6-9 estejam adicionados em processo SEI único.
Conclusão:
Realização de Estágio Durante a Pandemia de COVID19:
Durante o período de risco epidemiológico da
Pandemia de Covid-19, o estudante deverá apresentar a Declaração com Termo
de Conhecimento e Concordância com a realização do estágio obrigatório
ou não obrigatório durante a pandemia do coronavírus (Modelo - Declaração Termo de Conhecimento).