Atividades Complementares - Turma 2018 - 2022
Temos com atividades complementares as Atividades Teórico-Práticas que são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade.
Em linhas gerais, relacionam-se ao ensino, pesquisa e extensão, mas também aos aspectos culturais e profissionais relevantes à formação do profissional. Constituem um amplo leque de opções a serem desenvolvidas pelo alunos, as Atividades Teórico-Práticas são práticas acadêmicas obrigatórias que enriquecem a formação do aluno, sendo o seu cumprimento indispensável para a obtenção do grau correspondente, atendendo às normas estabelecidas pelo Ministério da Educação e Cultura, sua realização depende exclusivamente da iniciativa dos alunos, possibilitando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos pelo aluno em atividades curriculares e extracurriculares, de interesse para sua formação profissional e pessoal, sendo um importante instrumento de enriquecimento do perfil do egresso.
As Atividades Teórico-Práticas são integradas por diversos tipos de atividades e estudos, é importante ressaltar que as disciplinas curriculares e o estágio supervisionado não podem ser considerados como Atividades Teórico-Práticas. As Atividades Teórico-Práticas são um requisito indispensável à colação de grau dos alunos do curso de graduação em Tecnologia Educacional – Licenciatura na Modalidade a distância da UFMT. O aluno deve realizar um total de 200 (duzentas) horas de Atividades Teórico-Práticas, contemplando atividades de natureza de pesquisa, de extensão e de ensino.