Histórico


                            No final da década de 70, a UFMT elaborou um plano de Interiorização, com vistas ao desenvolvimento das diferentes regiões do estado. É justamente dentro desse propósito que, através da Resolução 013/81 do Conselho Diretor da UFMT, se concebe a criação do então Centro Pedagógico de Barra do Garças (CPBG), posteriormente, Centro de Ensino Superior do Médio Araguaia (CESMA), passando para Instituto de Ciências e Letras do Médio Araguaia (ICLMA), Instituto Universitário do Araguaia (IUniAraguaia) e hoje, por meio da Resolução CD no 03/09 de 14 de janeiro de 2009, que dispunha da mudança de sua nomenclatura, passou a ser nomeado Campus Universitário do Araguaia (CUA).

                  A ideia de criação do Curso de Graduação em Química no Campus Universitário do Araguaia surgiu no início de 2007. À época, havia somente três professores com formação específica na área, todos com doutorado, e que se envolveram no processo de construção do projeto pedagógico. Decidiu-se pelo Curso de Licenciatura, noturno, uma vez que poderia atender a um público que na maioria trabalha durante o dia. O Estado de Mato Grosso, por sua grande extensão geográfica, sempre apresentou uma deficiência na quantidade e qualidade de profissionais na área de Educação, o qual a Química se inclui, não sendo diferente em nossa região do Araguaia. Um curso de Química Licenciatura, assim, era entendido como uma boa iniciativa para minimizar essa deficiência ao longo dos anos. Após o início das atividades do curso, no segundo semestre de 2008, alguns pontos do projeto foram reajustados e a grade vigente atual data de 2009, o qual pretende-se reformular neste projeto atual.

               A primeira avaliação do curso pelo Ministério da Educação, para reconhecimento, se deu entre 11 e 12 de abril de 2011. O curso contava então com oito professores. O reconhecimento concedeu nota geral 3,0 (três) – Portaria no 39, de 19 de abril de 2012, Reconhecimento e-MEC no 201003034 e, portanto, o curso encontra-se regulamentado e autorizado pelo MEC. Desde então, alguns fatores um tanto insatisfatórios apontados pelos especialistas na avaliação do curso em 2011 têm sido trabalhados pelos professores e gestores envolvidos no curso. Basicamente, esses pontos foram: contratação de mais docentes, principalmente da área de Ensino de Química, realização de eventos científicos, ampliação de projetos de extensão, adoção do Trabalho de Curso como obrigatório na grade curricular e ampliação do número de laboratórios de ensino e do acervo bibliográfico disponível na biblioteca. Em resposta às questões levantadas, atualmente são onze os professores efetivos com dedicação exclusiva no Curso de Química Licenciatura, dos quais dois são da área de Ensino de Química. Dez professores possuem o título de Doutorado e um professor com título de Mestre encontra-se com doutorado em fase avançada. Entendemos que entre 15 a 15 17 é o número ideal de professores para o curso, uma vez que atendemos a outros cursos da Instituição que apresentam várias disciplinas de Química, como os cursos de Agronomia, Biologia, Biomedicina, Engenharia de Alimentos e Farmácia. Até a avaliação do curso, somente um evento científico havia sido realizado. Entre 2011 a 2018, já somamos 12 (doze) eventos científicos promovidos, entre Jornada de Química do Araguaia, Semana Acadêmica do Curso de Química Licenciatura /CUA, Encontro de Alunos do Curso de Licenciatura em Química-UFMT/CUA e Encontro Presencial PAPIC – Professores em Início de Carreira.

            Os professores efetivos, além de projetos de pesquisa, ofereceram um maior número de projetos de extensão, principalmente aqueles relacionados à área docente, como os Programas de Extensão PAPIC (Programa de Acompanhamento de Professores em Início de Carreira) e PROFID (Programa de Fortalecimento da Identidade Docente). Com relação ao Trabalho de Curso, nesta reformulação passará a ser obrigatório, tendo em vista que nosso corpo docente no momento tem um maior número que em 2009 e todos estão cientes dos benefícios que tal atividade trará para os alunos e para os professores. Neste ponto poderemos contar ainda com orientação vinda de parceria com vários outros cursos de Licenciatura do CUA. No quesito acervo bibliográfico e laboratórios de ensino, verifica-se um salto significativo, apesar das dificuldades encontradas no âmbito de gestão.

         O curso conta hoje com 07 (sete) laboratórios disponíveis para as aulas práticas da graduação, quatro de uso cotidiano e três aguardando melhores adaptações para utilização, constantes neste projeto. Nota-se uma dificuldade há alguns anos referente à aquisição de reagentes e equipamentos para os laboratórios, uma vez que os mesmos atendem, como já foi mencionado anteriormente, não só ao curso de Química, mas a vários outros cursos da UFMT/CUA. Nesse intervalo 2011-2018 também foi criado oficialmente o Centro Acadêmico de Química (CAQUI), mais precisamente em 2014, com instalações próprias e em 2015 Atlética de Química, órgãos discentes importantes junto ao curso no que tange às questões acadêmicas e esportivas.

          


   

ATOS REGULATÓRIOS- QUÍMICA


O curso de Química foi criado por meio da Resolução CONSEPE Nº 33 de abril de 2007.


O Reconhecimento do curso foi concedido pela Portaria  Nº 39 de 19 de abril de 2012 ( nº de ordem 50).


Renovação do Reconhecimento- Portaria Nº 1.097 de 24 de dezembro de 2015 ( nº de ordem 87).


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