Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa 1: Educação e Políticas Culturais
Estuda os fundamentos filosóficos, epistemológicos, sócio-históricos e psicopedagógicos referentes às teorias psicológicas e didático-pedagógicas. Abordam estudos que enfatizam os pressupostos educativos da didática, do currículo, do ensino, da aprendizagem, da subjetividade, da corporeidade, das tecnologias educacionais, das questões ambientais e das demais especificidades envolvidas nas práticas pedagógicas escolares. Busca entender as políticas públicas educacionais e as relações estabelecidas entre Estado e sociedade civil no contexto socioeconômico contemporâneo, em níveis municipal, estadual e federal; a relação das políticas educacionais relativas às demandas que envolvem os processos de gestão, tanto em relação aos sistemas e redes de ensino como das unidades escolares; as políticas de formação inicial e continuada; os saberes docentes; o financiamento da educação; às políticas educacionais para os níveis e modalidades da educação, do ciclo de formação humana, das políticas curriculares e de avaliação.
Linha de Pesquisa 2: Educação e Práticas Culturais
Compreende estudos e investigações que problematizam aspectos sociais, culturais históricos constituintes das práticas educativas. Tem como pressuposto a natureza multidimensional da educação como condição de possibilidade para produção de conhecimento pluridisciplinar. Abrange duas vertentes de investigação: a) concepções, representações e práticas socioculturais/educacionais, destacando temáticas relacionadas à sociabilidade, às culturas de segmentos juvenis e outros agrupamentos sociais, formas de subjetividades, processos midiáticos/comunicação, escolarização e os recortes de classe, gênero, etnia e outros; b) a história social e institucional do pensamento educacional e das práticas educativas em tempos e espaços diferenciados.