O Programa / The Program


Membros

Atualmente o colegiado de curso (2024-2026) é formado pelos seguintes membros:

Coordenação ((2024-2026)): Prof. Dr. Thadeu Sobral de Souza (coordenador).

Membros do colegiado: Prof. Dr. Dilermando Pereira Lima Junior Prof. Dr. Domingos Jesus Rodrigues e Prof. Drª  Thais Bastos Zanata; Prof. Drª. Priscila Lemes de Azevedo Silva (Membro Suplente) e Prof. Dr. Viviane Guedes Layme (Membro Suplente)

Representantes discentes: Daniel Gonçalves da Silva Pinheiro and Gabriel Staichak (Membro Suplente)

Secretária: Advanilce Faria Monteiro

e-mail: ppgecologia.ufmt@gmail.com


 Members:


Currently, the course chairs (2024-2026) is composed of the following members:

Course Coordination (2024-2026): Prof. Dr. Thadeu Sobral de Souza (Coordinator).

Course chairs Members: Prof. Dr. Dilermando Pereira Lima Junior Prof. Dr. Domingos Jesus Rodrigues; and Prof. Drª Thais Bastos Zanata; Prof. Drª. Priscila Lemes de Azevedo Silva (alternate member) and Prof. Dr. Viviane Guedes Layme (alternate member).

Student Representatives: Daniel Gonçalves da Silva Pinheiro and Gabriel Staichak (alternate member).

Secretary: Advanilce Faria Monteiro.

Email: ppgecologia.ufmt@gmail.com


Histórico do Programa

O Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (PPGECB), localizado no Instituto de Biociências (IB), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciou as suas atividades em 1993. Foi criado devido aos esforços de uma equipe de docentes que, na época, buscavam intensificar a atuação da UFMT no Pantanal de Mato Grosso, no Cerrado e nas áreas mais ao norte do Estado, na região conhecida como Amazônia Meridional. Nas últimas duas avaliações CAPES o PPGECB obteve e manteve o conceito 5 na CAPES. 


O PPG-ECB tem como missão a formação de mestres/doutores que supram as demandas acadêmicas, políticas e do mercado de trabalho. A localização geográfica do Estado de Mato Grosso, e da sede do nosso PPG (cidade de Cuiabá), permite fácil acesso a três importantes biomas brasileiros nos quais nossos estudantes têm desenvolvido suas principais pesquisas: Pantanal, Cerrado e Amazônia. Tal localização possibilita que os discentes ao longo de seus estudos e projetos adquiram conhecimentos e experiências com diferentes realidades ecológicas de atuação em campo, bem como sobre as reais necessidades para a conservação e gestão da biodiversidade de cada um desses Biomas brasileiros, o que é importantíssimo nas tomadas de decisões públicas que os nossos egressos participam. Mesmo que o discente/egresso tenha desenvolvido seu trabalho em apenas um desses Biomas, a interação com colegas e docentes garantem o contato, a formação e o aprendizado sobre as diferentes realidades que possam enfrentar no mercado de trabalho. A possibilidade de adquirir novos conhecimentos é imprescindível, especialmente, em uma região em rápido desenvolvimento e expansão do agronegócio, onde os impactos antrópicos tendem a ser maiores e a demanda por profissionais que atuem na conservação da biodiversidade e na avaliação de impactos se torna cada vez maior. Os conhecimentos básicos acerca da biodiversidade local e da formação teórica em ecologia com a qualidade, oferecida pelo PPG-ECB/UFMT, visa preparar os seus egressos para a academia/ciência , para o ensino e pesquisa, seja nas instituições e órgãos estaduais e federais, bem como em trabalhos em diferentes setores da iniciativa privada.

De forma sintética, o perfil dos nossos egressos contém as seguintes características:

1) Ser cientista e a fornecer opiniões baseadas em fatos e dados que suportem suas opiniões,

2) Reconhecer o mérito e a validade de um estudo para entender a aplicabilidade ou não dos métodos utilizados,

3) Conhecer os métodos de delineamento amostral e estatística para poder cumprir as características acima,

4) Escrever, planejar e gerenciar um projeto científico aplicado ou de pesquisa básica e saiba buscar fontes de financiamento para tais projetos,

5) Estar habituado a ler a literatura científica de qualidade para manter seu conhecimento atualizado e por dentro das novidades da área de pesquisas em Biodiversidade,

6) Saber a importância da discussão e do ensinamento dos conhecimentos ecológicos para as gerações futuras, seja através da publicação bem como através da docência nos diferentes níveis de ensino (básico até o superior),

7) Ter opinião política baseada em fatos e dados de seu conhecimento ecológico para atuar em prol da conservação, uso e restauração da biodiversidade,

8) Ser pró-ativo e buscar colocar os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica de qualquer opinião e preconceito pessoal ou de terceiros.


Program History

The Graduate Program in Ecology and Biodiversity Conservation (PPGECB), located at the Institute of Biological Sciences (IB) of the Federal University of Mato Grosso (UFMT), began its activities in 1993. It was created as a result of the efforts of a group of faculty members who, at the time, sought to strengthen UFMT's presence in the Pantanal of Mato Grosso, the Cerrado, and the northern regions of the state, known as the Southern Amazon. In the last two CAPES evaluations, the PPGECB achieved and maintained a score of 5.

The mission of the PPG-ECB is to train master's and doctoral students who can meet academic, political, and labor market demands. The geographical location of the state of Mato Grosso, and the headquarters of our program (the city of Cuiabá), provides easy access to three important Brazilian biomes where our students have conducted their main research: Pantanal, Cerrado, and Amazon. This location enables students to acquire knowledge and experience with different ecological realities during their studies and projects, as well as understanding the real needs for biodiversity conservation and management in each of these Brazilian biomes. This is crucial for the decision-making processes in which our graduates participate. Even if a student or graduate has focused their work in only one of these biomes, interaction with peers and faculty ensures contact, training, and learning about the different realities they may face in the labor market. The opportunity to acquire new knowledge is essential, particularly in a region experiencing rapid development and expansion of agribusiness, where anthropogenic impacts tend to be more significant, and the demand for professionals working in biodiversity conservation and impact assessment is ever-growing. The basic knowledge of local biodiversity and the theoretical training in ecology, offered by PPG-ECB/UFMT, aims to prepare its graduates for academia/science, teaching and research, whether in state and federal institutions and agencies, or in various sectors of the private sector.

In brief, the profile of our graduates includes the following characteristics:

  1. Being a scientist who provides opinions based on facts and data that support their views.

  2. Recognizing the merit and validity of a study to understand the applicability of the methods used.

  3. Knowing sampling design and statistical methods to meet the above criteria.

  4. Writing, planning, and managing an applied scientific or basic research project and knowing how to seek funding sources for such projects.

  5. Being accustomed to reading high-quality scientific literature to keep their knowledge updated and stay informed about the latest developments in biodiversity research.

  6. Understanding the importance of discussing and teaching ecological knowledge for future generations, whether through publication or teaching at different education levels (from basic to higher education).

  7. Having a political opinion based on facts and data from their ecological knowledge to act in favor of biodiversity conservation, use, and restoration.

  8. Being proactive and striving to apply the knowledge gained during their academic life, free from personal or third-party biases and prejudices.


Objetivos do Programa

Atualmente, os principais objetivos com o Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade são:

(i) Formar cientistas e professores com amplo poder de inovação e conhecimento teórico e prático em ecologia;

(ii) Fortalecer a pesquisa na região Centro-Oeste, principalmente no Pantanal, Cerrado e Amazônia Meridional, além de gerar conhecimento e orientação para o uso sustentável dos recursos naturais e desenvolvimento das atividades humanas;

(iii) Preparar profissionais para atuação em atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em Universidades, Institutos de pesquisa, empresas, órgãos de governo e entidades privadas.


Program Objectives

Currently, the main objectives of the Postgraduate Program in Ecology and Biodiversity Conservation are:

(i) To educate scientists and teachers with a wide range of innovation and theoretical and practical knowledge in ecology;

(ii) To strengthen research in the Central-West region, particularly in the Pantanal, Cerrado, and Southern Amazon, as well as to generate knowledge and guidance for the sustainable use of natural resources and the development of human activities;

(iii) To prepare professionals for work in teaching, research, and technology development in universities, research institutes, companies, government agencies, and private entities.



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