Matriz Curricular e Disciplinas
A integralização necessária ao MusProf é expressa em
unidades de crédito, sendo que cada crédito corresponde a 15 (quinze)
horas-aula. O aluno deverá completar um total de 27 créditos, além da
realização de um trabalho de titulação (qualificação e produto acadêmico) e da
proficiência em uma língua estrangeira acreditada pela UFMT. O aluno
estrangeiro deverá comprovar proficiência em Língua Portuguesa.
A estrutura curricular contemplará
os seguintes componentes curriculares:
a. 06 créditos em seminários obrigatórios
(SO).
b. 09 créditos em seminários da linha de
atuação e pesquisa (SLAP).
c. 12 créditos em atividades orientadas
para produto acadêmico (AOPA). Destes, entre 03 e 06
créditos devem ser realizados através de “Atividades Programadas”.
A seriação sugerida está esquematizada na imagem acima.
Neste rol de componentes curriculares, os “Seminários de Pesquisa em Música” (componente SO) buscam instrumentalizar o estudante na utilização da pesquisa acadêmica em música e em artes para a realização do seu Produto Final de Curso. Por outro lado, tendo em vista que a proposta do MusProf é construir o Produto Final de Curso a partir das necessidades profissionais trazidas pelo discente, prevê-se uma flexibilidade grande dos conteúdos conforme as demandas que surgirem. Esta flexibilidade busca-se através de uma oferta aberta de seminários do tipo “Tópicos especiais” (componente SLAP), onde cada linha de pesquisa poderá elaborar, a cada período acadêmico, um componente que atenda às necessidades dos discentes a ela vinculados. Já os componentes de “Atividade Orientada” (componente AOPA) são ainda mais flexíveis e trabalharão no nível individual, com cada estudante. A cada semestre será desenhado, em comum acordo entre estudante e seu respectivo orientador, um plano de trabalho semestral que contemple atividades de diversas naturezas em diálogo e atuação direta com o campo de trabalho do estudante, e que proporcionem uma sustentação teórica, metodológica ou técnica de cada trabalho de titulação. O plano de trabalho da “Atividade Orientada” deverá conter, obrigatoriamente, atividades no campo e local de trabalho do estudante, promovendo, assim, a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos no mestrado durante o semestre acadêmico. Além disso, o plano poderá conter, entre outros e não se limitando a: seminários de outros PPGs da UFMT ou outras IES, cursos e formações específicas dentro e fora da UFMT, intercâmbios acadêmicos, participação em eventos nacionais e internacionais, prática de docência, escrita/produção/desenvolvimento/realização do Produto Final de Curso. As “Atividades Programadas” (componente também AOPA) são atividades que envolvam a apresentação, registro ou promoção do PFC em qualquer de suas etapas. Poderão incluir atividades artísticas, de divulgação, publicações, patentes, produtos, etc, sempre profundamente vinculadas ao PFC do estudante. As Atividades Programadas serão regulamentadas pelo Colegiado do MusProf quando da sua conformação. Por serem atividades teórico-práticas, e não disciplina, a elas serão atribuídos créditos que serão traduzidos em horas, na proporção de 15h para cada crédito. Todas as atividades programadas, em conjunto com as respectivas comprovações, deverão ser verificadas pelo professor orientador e encaminhadas ao Colegiado do MusProf para análise e homologação. Assim, além de centrar-se no estudante, essa flexibilidade dá conta de uma constante e benéfica atualização do corpo docente para, efetivamente, contemplar estas necessidades.