Apresentação
O CURSO
O curso de Licenciatura em Letras - Libras foi implantado na UFMT no ano de 2014. Visando à necessidade da implantação de atividades que possam auxiliar a inclusão de pessoas surdas e ouvintes para além da sala de aula, os professores do curso promovem projetos de pesquisa e extensão, ofertando turmas semestrais de Libras em nível básico, intermediário e avançado, além de cursos de tradução e interpretação em Libras.
FORMA DE INGRESSO: anual; dá-se pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).
NÚMERO DE VAGAS: 40 subdivididas em: 15 vagas para surdos, 10 vagas destinadas ao programa de cotas e 15 vagas ampla concorrência.
TURNO DE FUNCIONAMENTO: vespertino (13h30 às 17h30).
REGIME ACADÊMICO: crédito semestral.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR: mínima de 08 e máxima de 12 semestres.
GRAU: Licenciado em LETRAS - LIBRAS.
MISSÃO
Despertar
um espírito crítico - reflexivo, autônomo e investigador do aluno para um
ensino voltado as diversidades, a fim de que, em sua atuação profissional, seja
capaz de minimizar as dificuldades da aprendizagem da comunidade surda em
Libras voltando uma aprendizagem como ensino LI da língua e fomente a
disseminação e a aprendizagem da Libras aos ouvintes como L2, bem como uma
formação docente voltada para a inclusão social e cultural com o uso da Libras
em diversos meios. Contribuindo para uma visão de um profissional que una a
ação e a reflexão, objetivando a transformação educacional da nossa sociedade,
em um percurso inclusivo
OBJETIVO DO CURSO:
Formar professores para atuar no ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua.
Objetivos específicos:
✓ Desenvolver propostas práticas e metodológicas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais como primeira e segunda língua, explorando as atuais tecnologias de comunicação.
✓ Compreender o processo de aquisição da linguagem; relacionar o processo de aquisição da linguagem com o ensino de primeira e segunda língua; analisar os aspectos linguísticos relacionados à Língua Brasileira de Sinais;
✓ Examinar o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira e da educação de surdos no Brasil;
ÁREA DE ATUAÇÃO:
✓ Ministrar aulas de Libras no Ensino fundamental e médio.
✓ O professor de Libras poderá também atuar no ensino da Libras em contextos de educação não-formal (governamentais ou não-governamentais), como federações e associações de surdos.
✓ Produzir material didático para o ensino de Libras.