Matriz Curricular
"A estrutura curricular proposta para o curso de Engenharia Civil da UFMT/CUA em conformidade com a Resolução CNE/CES 2/2019 busca permitir que o profissional a ser formado tenha opções de áreas de conhecimento e atuação, articulação permanente com o campo de atuação do profissional, base filosófica com enfoque na competência, abordagem pedagógica centrada no aluno, ênfase na síntese e na multidisciplinaridade, preocupação com a valorização do ser humano e preservação do meio ambiente, integração social e política do profissional, possibilidade de articulação direta com a pós-graduação e vinculação entre teoria e prática (Parecer CNE/CES 1/2019).
A matriz curricular atende às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia Civil RESOLUÇÃO CNE/CES nº 02 de 24 de abril de 2019, com fundamento no Parecer CES 1/2019. A matriz curricular é composta pelos componentes de formação geral, de formação de área e de formação específica, contendo disciplinas obrigatórias e específicas.
O fluxo curricular é a distribuição, em periodização semestral, dos componentes curriculares estabelecidos na matriz curricular, que sugere ao aluno um itinerário acadêmico para conclusão do curso no tempo mínimo estabelecido no projeto pedagógico. "