Histórico da Faculdade de Educação Física
A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso é composta pelos Cursos de Graduação Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (Mestrado Acadêmico) e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física em Rede (Mestrado Profissional). Em sua estrutura administrativa conta com o Departamento de Teoria e Fundamentação e Departamento de Educação Física, Coordenação de Curso de Licenciatura, Coordenação de Bacharelado, Supervisão de Desporto e Recreação e Núcleo de Aptidão Física, Informática, Metabolismo, Esporte e Saúde.
O Curso de Licenciatura em Educação Física FEF/UFMT teve sua estrutura aprovada em dezembro de 1976 pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, conforme portaria nº. GR1068/76 tendo o reconhecimento do Ministério da Educação e Cultura em 9 de setembro de 1980 pela Portaria nº. 478. A primeira turma formou-se no final do ano de 1979. O último Projeto Pedagógico foi aprovado pela Resolução CONSEPE n. 104, de 21 de novembro de 2011 com implantação da matriz curricular no semestre 2012/1 e Portaria de Renovação de Reconhecimento n. 920 MEC de 27 de dezembro de 2018.
O Curso de Bacharelado em Educação Física FEF/UFMT teve sua estrutura aprovada pela Resolução CONSEPE n. 103, de 21 de novembro de 2011, Portaria de Reconhecimento de Curso n. 1039, de 23 de Dezembro de 2015 e Portaria de Renovação de Reconhecimento n. 132 de 01 de março de 2018. A primeira turma ingressou em 2012/2 com a conclusão de graduados em 2016/1.
Destaca-se que o Curso de Licenciatura em Educação Física FEF/UFMT, até o ano de 2001, era o único do estado de Mato Grosso a atender a demanda de formação de professores tanto para capital como para o interior do estado. O que demandou o desafio da criação e desenvolvimento de cursos/turmas especiais de graduação que possibilitaram o acesso à formação superior na área, em cidades distantes do interior como Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos, Sinop e Tangará da Serra.
Até 2011/2 o Curso de Licenciatura em Educação Física FEF/UFMT era de perspectiva generalista, assim o profissional era habilitado para intervenção nas mais diversas esferas de ação das atividades corporais, atuando no campo da escola (formal) ou em espaços de intervenção profissional que são específicos da atuação do bacharel (informal). Atentos às mudanças legislativas educacionais e as “novas” configurações/debates sobre a formação em Educação Física no Brasil, a Faculdade de Educação Física procedeu à revisão de sua formação acadêmica generalista para o oferecimento dos Cursos de Graduação em Educação Física em Licenciatura (início em 2012/1) e Bacharelado (início em 2012/2), com suas matrizes curriculares implantadas e consolidadas em 2015/2 e 2016/1, respectivamente.
Em função desse exercício interno de reflexão das demandas sociais e reordenamento do mundo do trabalho em que se insere a ação pedagógica do professor e profissional de Educação Física, o que fundamentou a decisão da Faculdade de Educação Física em implantar o Curso de Bacharelado em Educação Física em 2012/2, consequentemente, contribuiu para alicerçar a natureza da proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Educação Física FEF/UFMT que tem como vocação e preocupação a formação acadêmica e profissional do professor que desempenhará o ensino, o planejamento, a coordenação e a supervisão das manifestações da cultura corporal de movimento na escola.
Em 2023 foi implementado o novo currículo e Projeto Pedagógico de Curso (PPC), com entrada única tanto para a Licenciatura quanto para o Bacharelado em Educação Física. Os ingressantes entram e cursam primeiro a Área Básica de Ingresso (ABI) com duração de quatro semestres e no 4o semestre do curso participam de uma consulta para indicar qual curso pretendem seguir na etapa específica de formação: Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física, que tem duração de quatro semestres.
Atualmente a Faculdade de Educação Física realiza inúmeras atividades que envolvem diversas esferas acadêmicas e sociais. Além de projetos de pesquisa, atividades de ensino, há diversas atividades de extensão, colaborando para o desenvolvimento de ações de intervenção na comunidade, formação e capacitação profissional e produção de conhecimento.