Estágios
ESTÁGIOS - CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Os estágios no curso de medicina veterinária da UFMT, campus Cuiabá, são normatizados pelo Projeto Pedagógico do Curso e CONSEPE e RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.° 134, DE 07 DE JUNHO DE 2021.
Regulamento Estágio - PPC do curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO (ESO)
O Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é componente curricular obrigatório no curso de graduação de Medicina Veterinária. A carga horária a ser realizada é de 416 horas e deverá ser realizado no décimo semestre de curso. O aluno poderá realizar o ESO em instituições conveniadas/não conveniadas, na própria instituição ou mesmo junto à profissionais da área cadastrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Para realização do ESO, o aluno deverá ser matricular na disciplina ESO, sendo necessários os pré-requisitos: ter cursado no mínimo 3520 horas da carga horária obrigatória, ter cumprido já o Trabalho de Curso (TC) e ter obtido aproveitamento das suas Atividades Complementares (Normas das atividades complementares e trabalho de curso disponíveis no site).
A carga horária semanal poderá ser de até 40 horas/semana para alunos que estejam cursando exclusivamente o ESO no semestre letivo e até 30 horas/semana caso tenha matrícula em outro componente/disciplina concomitante ao ESO. Para a realização do ESO e computo da carga horária o aluno deverá, obrigatoriamente, em conjunto com a coordenação de estágios, firmar termo de compromisso de ESO (TCE), devendo o mesmo ser assinado por todas as partes antes do início do estágio. Para estágios obrigatórios, a UFMT disponibiliza seguro contra acidentes.
Segue os principais modelos de Termo de compromisso , com instruções para preenchimento:
ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (ESNO)
O aluno, regularmente matriculado, poderá a qualquer momento, solicitar estágios externos, não obrigatórios. Para estes casos, o aluno deverá procurar a coordenação de estágio para tramitação do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) não obrigatório. Para que os estágios não obrigatórios sejam oficializados junto a universidade, o concedente (local de estágio) deverá fornecer alguma forma de bolsa ao aluno e seguro contra acidentes pessoais. A assinatura do termo de compromisso deverá ocorrer antes do início do estágio.
Após o término do estágio, o supervisor deverá avaliar o aluno (conforme arquivo - Avaliação do supervisor ESNO). O aluno deverá elaborar um relatório, assinado ao final pelo aluno e supervisor. O relatório deverá seguir as normas da ABNT ou o modelo apresentado abaixo (Formulário Relatório ESNO).
Após todos os documentos assinados e preenchidos, o aluno deverá peticionar via SEI, a inclusão do ESNO em seu histórico (Processo Estágio supervisionado não obrigatório), anexar o termo devidamente assinado por todas as partes, avaliação do ESNO e relatório. Com o recebimento do processo com todos os documentos, emite-se declaração de Estágio ao aluno.
Avaliação do supervisor - ESNo
Modelo Relatório simplificado ESNO
COORDENAÇÃO DE ESTÁGIOS - FAVET
- Coordenação de Estágios/Responsável: Prof. Dr. Emílio César Martins Pereira – SIAPE 1859342 (PORTARIA FAVET nº 021, de 02 de outubro de 2023)
- E-mail: emilioufmt@gmail.com; coesvetufmt@hotmail.com
SEGURO DE VIDA (UFMT)
Todo o aluno regularmente matriculado no Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) estará amparado pelo seguro de vida disponibilizado pela UFMT. Você poderá consultar a apólice atualizada e vigente no site da PROEG: Seguro de Vida da UFMT
CONVÊNIOS
Para a realização dos estágios, não é obrigatório que exista convênio vigente entre UFMT e concedente, contudo, pode ser uma exigência do local de estágio ter convênio entre as instituições. Você deverá consultar o local quanto a essa exigência. Caso o local exija convênio firmado e não tenha convênio vigente, você deverá solicitar a coordenação de estágios com no mínimo 3 meses de antecedência, que seja encaminhada a tramitação para que um novo convênio seja firmado.