O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) está presente na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre os dias 02 a 05 de julho de 2023, em Brasília-DF, por meio das docentes Profª Drª Juliana Fernandes Kabad e Profª Drª Virgínia Mota. As docentes participarão na condição de pessoas convidadas, em razão do projeto de extensão do ISC/UFMT "Formação em Monitoramento e Avaliação para o Controle Social no SUS" coordenado pela Profª Drª Juliana Kabad, que ocorre em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). O projeto é composto por docentes e discentes do ISC e da Fiocruz e a formação é direcionada para os conselheiros de saúde e apoiadores técnicos dos conselhos nacional, estadual e municipal de saúde em todo o país.
A 17ª Conferência Nacional de Saúde terá como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e trata-se de um espaço fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da democracia brasileira. Estima-se a participação de aproximadamente seis mil pessoas de todo o território nacional, entre sociedade civil, gestores e trabalhadores da saúde, para discutir, aprovar e deliberar propostas a serem contempladas no Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027. A conferência é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde e promovida pelo Ministério da Saúde, conforme a programação:
A cerimônia de abertura aconteceu no domingo (2/07), a partir das 19h, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.