Orientações e Documentos




TERMO DE USO DE IMAGEM  

(Laboratório/ aula de campo/ atividades de extensão/e similares)


Termo para autorização coletiva (imprimir)

Termo para autorização individual  (imprimir)

PROCESSO (TRANCAMENTO)       

  • O estudante pode solicitar o trancamento da matrícula, obedecendo o prazo estipulado pelo Calendário Acadêmico vigente. Essa solicitação deve ser efetuada pelo Protocolo Virtual do Aluno, sistema disponível dentro do Portal de Sistemas Integrados.
  • O trancamento de matrícula não será permitido no período em que o estudante efetuou sua primeira matrícula no curso.
  • Há exceções, que devem ser comprovadas pelo discente, que serão analisadas  e decididas pelo colegiado do curso (Resolução CONSEPE Nº 52 de 1994, art. 43.).  Neste caso, o processo será via Sei.
                                                           

    APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

Processo SEI

  • Se o estudante já cursou, com aprovação em nível de ensino superior, disciplina idêntica ou similar, anterior ao vínculo acadêmico atual, dentro da Estrutura Curricular do curso em que está matriculado. Ele poderá abrir processo via Sei.
  • O aproveitamento de estudos pode ser concedido pelo Colegiado do Curso após análise dos componentes curriculares e documentação enviada pelo discente.
  • No curso de Agronomia, o estudante deve preencher a tabela ( clique aqui), de acordo com a ordem dos planos de ensino inseridos no documento do processo. 

Resolução CONSEPE n.º 83/2017: Dispõe sobre aproveitamento de estudos          

SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO                               

Processo SEI

  1. Conheça a Resolução CONSEPE Nº 104 de 2013 que trata sobre a quebra de Pré-requisito.
  2. Anexar o Histórico Escolar atualizado (Disponível no Portal Acadêmico-PA)
  3. Anexar o Relatório da Estrutura do Curso (Disponível no Portal Acadêmico-PA)
  4. Preencher e anexar a Tabela para Quebra de Pré-Requisito.                                                 
*O processo só é analisado pelo colegiado se tiver devidamente preenchido e com a documentação necessária.

CONTABILIZAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES (AC)

Processo SEI


  1. Abrir processo quando tiver atingido a carga horária mínima de atividades complementares, de acordo com as normas especificadas no PPC do curso.
  2. Anexar o Histórico Escolar atualizado (Disponível no PA)
  3. Anexar os certificados e/ou outro documento que comprovem a AC realizada, na ordem que consta na planilha e nomeando da mesma forma.



*O processo só é analisado pelo colegiado se tiver devidamente preenchido e com a documentação necessária.           





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