UFMT VIDEO

Várzea Grande

Catálogo de Serviços STI CUVG - Máquina Virtual


Máquina Virtual

Disponibilização de infraestrutura para hospedar sistemas ou serviços.



Quem pode solicitar

Gestores da STI.

Como Solicitar

O serviço deve ser solicitado por meio de chamado na Central de Serviços, informando:

  • Justificativa da necessidade;
  • Descrição breve do sistema ou serviço que será hospedado;
  • Indicação dos recursos computacionais desejáveis (memória e armazenamento);
  • Indicação das tecnologias, serviços e versões mínimas necessárias (Ex.: Sistema Operacional, Banco de Dados, Servidor Web, PHP, Java, etc.);
  • Disponibilização de eventuais documentos de apoio à instalação (guias, tutoriais, manuais);
  • Tipo de acesso necessário por pessoa (SFTP, SSH, apenas perfil administrativo no sistema, etc.);
  • Indicação das portas utilizadas pelo sistema ou serviço;
  • Se necessita de integração com o LDAP/AD;
  • Se o sistema ou serviço demanda o registro de novo domínio;
  • Se o sistema ou serviço fará envio de e-mails;
  • Se o sistema ou serviço deve ser inserido no Plano de Backup (caso positivo, informar: periodiocidade desejada para realização do backup; período mínimo necessário para retenção do backup; nome da pessoa responsável por fazer o teste de restauração do backup; periodicidade dos testes de restauração do backup);
  • Indicação dos demais requisitos necessários ao correto funcionamento do sistema ou serviço.


Em caso de demanda de alteração ou suporte, o serviço deve ser solicitado por meio de chamado na Central de Serviços, informando:

  •  Endereço do sistema ou serviço;
  •  Descrição detalhada da alteração a ser realizada ou da dúvida a ser sanada;
  •  Possíveis anexos (captura de tela, foto).

Relatar Problemas

O requerente deve relatar o problema por meio de chamado na Central de Serviços, informando:

  • Nome e endereço do sistema ou serviço;
  • Data e horário da verificação do problema;
  • Descrição detalhada do problema e possíveis evidências (captura de tela, fotos, mensagem/código de erro).

Observações, Restrições, Regras, Políticas ou Normas

  • A criação da infraestrutura está condicionada à disponibilidade de recursos.
  • Para a justificativa da necessidade é suficiente discriminar o expediente que gerou a demanda (Ex.: Ofício, processo, E-mail, normativo, etc.)

Abrir um chamado



 Voltar para Catálogo de Serviços



Logo da UFMT
Câmpus Cuiabá

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-8000

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Araguaia

Unidade I - Pontal do Araguaia
Avenida Universitária, nº 3500
Pontal do Araguaia - MT
CEP: 78698-000

(66) 3402-0770

Unidade II - Barra do Garças
Avenida Valdon Varjão, nº 6390
Barra do Garças - MT
CEP: 78605-091

(66) 3402-0736

Funcionamento Administrativo 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:30 (horário local)

Câmpus Sinop

Avenida Alexandre Ferronato, nº 1200
Bairro Residencial Cidade Jardim - Sinop - MT
CEP: 78550-728

(66) 3533-3100

(66) 3533-3122

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30

Câmpus Várzea Grande

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367
Bairro Boa Esperança - Cuiabá - MT
CEP: 78060-900

(65) 3615-6296

Funcionamento Administrativo 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30