Seguindo a proposta de colaborar com a conservação ambiental, o ponto de coleta de resíduos para reciclagem, o Ecoponto, da Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, destinou nesta quarta-feira (26), cerca de 21 quilos de pilhas e baterias. Todo material foi direcionado à empresa parceira responsável pelo tratamento. O período de coleta iniciou no mês de julho, data de instalação do Ecoponto.
O servidor técnico-administrativo e membro da comissão do Plano de Logística Sustentável (PLS) da UFMT, Elias Rafael Kochhann Coradini, conta que essa é a primeira destinação do projeto. “Estamos contentes com a ação. As pessoas têm vindo deixar principalmente pilhas e tampas de plástico. Nosso interesse é conseguir recipientes mais adequados e instalar o ecoponto no Restaurante Universitário (RU), onde facilita para que mais pessoas possam trazer os resíduos”, explica, complementando que no ponto do RU há a intenção de coletar também lâmpadas, tonners e cartuchos de impressoras.
Além dessas propostas, Elias Rafael Kochhann Coradini conta que há também novo diálogo com o Grupo de extensão e pesquisa Ohmega, do curso de Engenharia Elétrica da UFMT. Nas tratativas iniciais, cogita-se ampliar a coleta de baterias maiores, como de notebook e outros dispositivos, para uso em projetos futuros.
O Ecoponto está localizado no bloco da Faculdade e é realizado em parceria com apoio de servidores da Instituição, da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, a qual recebe o óleo de cozinha usado, o Projeto Lunaar, que recebe os frascos de alumínio, e o Projeto Tampatinhas, responsável pelas tampas de plástico, de metal e lacres de latinhas. No ecoponto podem ser destinados também lâmpadas e óleo de cozinha usado.
A ação integra o PLS da UFMT, que possui alguns eixos temáticos, entre eles a Educação Ambiental, que realiza a articulação com a comunidade externa e apresenta na prática os benefícios possíveis da coleta seletiva.
Mais informações podem ser obtidas via WhatsApp (65)3615-8678 ou e-mail elias.coradini@ufmt.br
Leia mais
Fenf coleta resíduos para reciclagem
UFMT divulga Relatório de Sustentabilidade