A professora Sandra Negri, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus do Araguaia, e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Direito do Araguaia (NUPEDIA), teve sua tese de doutorado selecionada para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2020. Com o título “A produção de valores públicos de gestão no Poder Judiciário brasileiro sob a ótica da Teoria de Moore”, a pesquisa foi selecionada pelo programa de Pós-Graduação e Administração da Universidade Nove de Julho (Uninove), que apontou a tese como a melhor do PPGA defendida em 2019.
Segundo a docente, a tese é a primeira a discutir o assunto da administração pública dentro do poder judiciário. A pesquisa se dispõe a pensar a gestão pública da justiça e traz proposições para melhorar a produção disso.
“Começou-se a falar como a produção do juiz ou do servidor deve ser medida e quais são as metas a partir de 2005, e com isso o poder judiciário brasileiro melhorou muito. Agora há um relatório anual de como a justiça se comporta, investe, quais os orçamentos, quanto custa cada servidor e qual é sua produtividade, porque se a gestão do poder judiciário é boa, a resposta chega mais rapidamente. A ideia é apresentar como fazer para que isso aconteça, e o estudo encontrou uma forma de como fazer”, explica a professora.
A tese inspirou outros cinco projetos de pesquisa, com a criação de um núcleo de pesquisa para estudar a administração da justiça, o NUPEDIA. “Esses projetos querem estudar a advocacia 4.0, a justiça 4.0, as melhorias de gestão do poder judiciário, quais são as inovações pro judiciário que existem pelo Brasil, além de pesquisar sobre outras formas que o poder judiciário pode ajudar na resolução de conflitos”, destaca.
Além disso, de acordo com o estudo, a tese auxilia de forma prática advertindo que a coprodução de valores públicos melhora a qualidade do serviço de justiça e, assim, contribui na formação de gestores públicos comprometidos com Estado Democrático eficiente e eficaz.
O primeiro Prêmio CAPES de Tese foi entregue em 2006, e reconhece os melhores pesquisadores do país.