Pela Web Social, é possível a conexão entre pessoas, organizações e conceitos. Ela desempenha um papel central ao possibilitar que diversas pessoas interajam de diferentes formas e em escalas inéditas por meio de diferentes aplicações, construídas com diversas plataformas e embutidas em variados dispositivos.
A última década tem sido marcada pela presença de novas tecnologias que estão cada vez mais acessíveis e enraizadas no cotidiano das pessoas. Essas tecnologias trazem consigo mudanças na forma de interagir dos indivíduos e nas suas relações sociais. A comunidade científica tem explorado aspectos da interação humana, assim como o design de interfaces e o desenvolvimento de sistemas, apontando desafios sociotécnicos na rede social. A Web, por sua vez, também passa por transformações constantes e vem se adaptando às novas formas de interação promovidas pelo uso dos novos dispositivos e pelo uso massivo de redes sociais. Em um cenário de distanciamento, com as novas dinâmicas sociais impostas para conter a propagação do COVID-19, torna-se ainda mais urgente se pensar sobre como a pesquisa em IHC pode colaborar para uma Web Social que promova uma experiência positiva e saudável para seus usuários.
A décima segunda edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’21) põe em pauta o tema: Avaliação da experiência de usuários em redes sociais (Evaluation of the User eXperience (UX) in social networks). O workshop tem o objetivo de trazer discussões sobre diferentes abordagens, metodologias e práticas para mensurar a UX dos diferentes perfis de usuários de redes sociais. Encorajamos o envio de trabalhos que discutam, a UX interpessoal, a UX de interações e usabilidade, a UX de credibilidade e a UX de acessibilidade. Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS.
O tema representa uma oportunidade para pesquisadores e usuários de redes sociais relatarem suas experiências, suas opiniões sobre melhorias, afirmarem pontos positivos e negativos, além de contribuírem com estudos de novas tendências para as redes sociais.
Outras informações, incluindo os tópicos de interesse do WAIHCWS’21, podem ser encontrados na Chamada de trabalhos.