Apresentação do Projeto
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Progep instituiu o Programa Gestão por Competências na UFMT. Para tanto, em 2023/1, desenvolveu e aplicou uma pesquisa direcionada para todos os servidores docentes e técnicos das unidades administrativas e acadêmicas, intitulada Censo de Desenvolvimento de Servidores. Entre os objetivos da pesquisa, estava a identificação de lacunas de competências dos servidores.
A partir dos dados obtidos com a aplicação do Censo nas unidades administrativas, foi possível identificar as competências com maior necessidade de capacitação. A competência “Redigir documentos oficiais de forma clara, coerente e objetiva”, que integra o grupo “Competências de comunicação”, foi uma das que se destacaram pela expressiva opção de necessidade de muita capacitação, o que representava uma importante lacuna a ser considerada no desenvolvimento dos servidores.
Diante disso, a Progep, por meio da Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), elaborou o Projeto Redação de textos oficiais: aprimorando a comunicação organizacional da UFMT, visando contribuir para o desenvolvimento de tais competências. Assim, o projeto tem como objetivo desenvolver redatores competentes na produção de textos oficiais que seguem normas e padrões específicos.
O referido Projeto está sendo desenvolvido pela Coordenação de Desenvolvimento Humano (CDH), com a participação do Instituto de Linguagem (IL), envolvendo docentes e estudantes de Cursos de Letras. As atividades incluem uma oficina, a elaboração de um Manual de Redação Oficial, uma live e a produção de um conjunto de vídeos orientativos sobre a produção de textos oficiais. Tais ações, além de contribuir para formação dos servidores, oportunizam aos licenciandos o aprofundamento de conhecimentos acerca da redação oficial, tendo em vista que auxiliam no desenvolvimento das ações, numa dialogia de aproximação da realidade vivenciada pela comunidade universitária. Os materiais produzidos serão disponibilizados neste espaço com acesso livre para o público interno e externo.
Nessa direção, o projeto permitirá o estreitamento da academia com a sociedade, envolvendo alunos, servidores técnicos e docentes. Além disso, propiciará aos envolvidos o desenvolvimento e/ou aprimoramento de competências relativas à compreensão e à produção de textos que pertencem aos gêneros que se enquadram no que se denomina “Redação oficial”.