A Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) publicou hoje o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028 da UFMT. O documento foi aprovado pela Resolução CONSUNI-UFMT nº 146, de 02 de outubro de 2023, e passará a ter vigência a partir de janeiro de 2024.
Além de um instrumento de avaliação institucional, o PDI consiste em um importante instrumento de gestão, que estabelece as ações e prioridades da UFMT com o intuito de buscar o alcance de sua missão: “Formar cidadãos, qualificar profissionais, produzir conhecimentos e inovações conectados com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social”.
Nesse sentido, o plano apresenta um conjunto de objetivos, metas e ações, que representam o compromisso na busca pelo aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, visando construir uma universidade que seja um farol de democracia, diversidade, inclusão e excelência educacional comprometida com o ensino público e gratuito.
O documento foi elaborado de forma democrática, propiciando a contribuição da comunidade interna e externa em diferentes momentos, por meio de audiências e consultas públicas.
É importante destacar que o PDI não é um documento estático, sendo monitorado trimestralmente e revisado anualmente, devendo ser atualizado se necessário.
Com o objetivo de apresentar, de forma clara e concisa, alguns dos principais tópicos do PDI, bem como os dados obtidos por meio do seu monitoramento, a Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Gerência de Planejamento (GEPLAN), desenvolveu um Painel de Informações. Este Painel também propiciará maior visibilidade ao documento, tornando-se uma ferramenta de transparência ativa, e promoverá uma melhor experiência ao usuário, com maior interatividade e acessibilidade.