O projeto Levantamento dos Preços de Terras em Mato Grosso, desenvolvido pelo NuPES/UFMT em convênio com a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-MT), tem como objetivo estruturar um banco de dados consolidado e atualizado sobre os preços das terras rurais em todo o território mato-grossense. Esse banco de dados deverá ser finalizado e entregue em novembro de 2025, representando uma referência técnica para subsidiar a gestão fiscal, tributária e o planejamento territorial.
Até o momento, já foram concluídas duas etapas: o Produto 1, entregue em fevereiro, e o Produto 2, concluído em julho.
Sobre o Produto 2, os pesquisadores do NuPES oficializaram a entrega no dia 15 de julho de 2025, em reunião realizada junto à equipe da Sefaz-MT. Esta fase foi fundamental para avaliar a adequação da metodologia definida no Produto 1 e validar os instrumentos de coleta de dados. A reunião contou com a presença das pesquisadoras profª. Leonela Guimarães (coordenadora do projeto) e profª. Cláudia Heck, além dos discentes Laís Ribeiro, Lunna Raldi, Luís Jauer e Victor Rondon. Pela Sefaz-MT, participaram Damara Braga Almeida dos Santos, Eliana Guerrize, Último Almeida de Oliveira e Eliezer Pereira Silva.
Com a conclusão desta fase, o projeto avançou em seu cronograma para a próxima etapa: a pesquisa de campo (Produto 3), bem como a consolidação dos resultados, no Produto 4.
Assim, a entrega do Produto 2 reafirma o compromisso da equipe com o andamento da execução desse projeto e, portanto, em consolidar uma base de dados robusta e padronizada, que permita maior precisão na valoração dos imóveis rurais em Mato Grosso e que assegure transparência e confiabilidade nos resultados a serem entregues à Sefaz-MT.