O artigo "Interação também é inclusão na educação: avaliando a comunicabilidade mediada por leitor de tela em sistemas acadêmicos de instituições federais" recebeu menção honrosa na cerimônia de encerramento do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), conferência promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e avaliada com Qualis A3 na área de Ciência da Computação.
O trabalho, submetido para a Trilha 3 (Fatores Humanos em Tecnologia Digital para a Educação), utiliza um método de Engenharia Semiótica para avaliar a comunicabilidade mediada por leitor de tela em sistemas acadêmicos de duas instituições federais de ensino.
Sua produção é fruto de uma parceria entre Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e o Media Lab/UFMT. Os autores do trabalho são: Gabriel Ferrari de Barros (UFMT), Denis Bruno da Silva Reis (IF Goiano), Rafael Souza Honorato (UFMT), Anna Júlia Cordeiro Alves (IF Goiano), Taynara Cerigueli Dutra (IFSC), Cleon Xavier Pereira Júnior (IF Goiano) e Renan Vinicius Aranha (UFMT).
Financiamento
O projeto contou como financiamento do CNPq, por meio do edital PIBIC/IF Goiano, e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMT (NAI/UFMT), pela Chamada Interna nº 01/UFMT/PROPeq-NAI/2023.