Central de ingresso

Sisu 2021 - Perguntas frequentes

1.Qual o dever do candidato?

R: Tomar conhecimento de todas as informações do Edital do Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição na UFMT e do Termo de Adesão no endereço eletrônico da UFMT: https://www.ufmt.br/ingresso/


2.Após ser selecionado no SISU para matrícula o que devo fazer?

R: Acessar a Central de Ingressos no site da UFMT no endereço eletrônico www.ufmt.br/ingresso e acompanhar o cronograma de chamadas, prazos, leitura detalhada dos editais, leis, portarias, entre outros documentos a serem publicados no decorrer do Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição.


3.No momento da efetivação da pré-matrícula online, se faltar algum documento poderei realizar a matrícula?

 R: Não. A pré-matrícula do candidato selecionado no Processo Seletivo SISU 2021 somente será efetivada com toda a documentação exigida no Edital do Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição na UFMT.


4.É necessário estar presente no local durante a realização da pré-matrícula online?

R: Não. A pré-matrícula será online.


5.Como designar um representante legal para validação da documentação de escolaridade de conclusão de ensino médio?

R: a) Por procuração simples com firma reconhecida em cartório.


b) Os pais podem apresentar a documentação de comprovação de escolaridade sem necessidade de procuração, desde que apresentem documento de identificação com foto.

 


6.Há necessidade de maioridade para solicitar a matrícula?

R: Não. Qualquer candidato pode solicitar sua matrícula desde que tenha sido selecionado Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição.


7.Em caso de perda de documentação de identificação, no momento da apresentação da documentação de escolaridade como proceder?

R: a) O candidato poderá apresentar como documento de identificação, além do documento de identificação RG, outros documentos oficiais que possuem foto como, por exemplo, Carteira de trabalho, Passaporte e Carteira de Habilitação, considerando o prazo de validade.


b) Em caso de ausência de qualquer documento oficial de identificação, apresentar boletim de ocorrência emitido com até 30 dias da data da matrícula.

 

8.No dia da pré-matrícula, etapa online, ainda não terei concluído o Ensino Médio. Poderei ter minha pré-matrícula homologada e depois entregar o certificado de Conclusão?

R: Não. Além de ser um pré-requisito para ingressar em curso superior, previsto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), é documento obrigatório previsto no Edital SISU 2021 – 1ª Edição na UFMT.


9.É obrigado preencher o Formulário de Dados para Calouro?

R: Sim. O Formulário de Dados para Calouro deve ser preenchido no Sistema de Gestão de Ingresso, bem como o Questionário Socioeconômico.


10.O estudante com matrícula em outra universidade pública pode se matricular na UFMT?

R: Não. Caso seja aprovado, será preciso escolher entre a vaga atual e a nova vaga, em respeito à Lei no 12.089/2009.


11.O estudante já matriculado na UFMT pode se matricular em outro curso?

R: Não. Caso seja aprovado, será necessário optar pela matrícula em um só curso. De acordo com a Lei no 12.089/2009, é proibido uma mesma pessoa ocupar duas vagas em instituição de ensino superior. O estudante deve também estar atento às situações previstas no Edital do Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição na UFMT.


12.Como efetuar a etapa online da pré-matrícula do processo seletivo SISU/2021?

 R: Acessar o sistema de Gestão de Ingresso preencher os dados e enviar toda documentação na forma de arquivos digitalizados (pdf, jpg ou jpeg), de boa qualidade (sem cortes, rasuras ou emendas) e com todas as informações legíveis com tamanho máximo de 5Mb cada.


13.Como serão as chamadas para matrícula?

 R: A chamada do Processo Seletivo - SISU 2021 1º Edição será constituída de única chamada regular pelo SISU/MEC, e as demais serão realizadas pela UFMT conforme edital do Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição na UFMT.


14.Como procede a Lista de Espera do SISU?

R: . Para participar da lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no endereço eletrônico hp://sisu.mec.gov.br, observando o prazo estabelecido em cronograma MEC/SISU.


15.Em quais situações a pré-matrícula pode ser indeferida?

R: O não envio de quaisquer documentos exigidos e não atendimento dos pré-requisitos para ações afirmativas da UFMT ensejará no indeferimento da pré-matrícula.


16.Perguntas sobre o SISU, onde consultar?

R: Consultar as informações no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br ou pelo telefone 0800-616161.

17.Posso apresentar exames médicos no lugar do laudo para concorrer à vaga para candidatos PcD?

R: Não. O edital prevê que o laudo médico é documento obrigatório para os candidatos que irão concorrer às vagas para pessoas com deficiência.


18.Quais são as condições válidas para concorrer às vagas para pessoa com deficiência?

R: As condições elegíveis e inelegíveis podem ser consultadas na seção I do anexo II do edital.


19.Como deve ser o laudo médico a ser apresentado?

R: O laudo médico deverá ser assinado por um médico especialista, contendo na descrição clínica o tipo e grau da deficiência, nos termos do art. 4° do Decreto n° 3298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença (CID), bem como a provável causa da deficiência e as limitações impostas pela (s) deficiência (s). Deve ainda conter o nome legível, assinatura, especialização, número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), de acordo com o modelo constante na seção II deste Anexo. Há um modelo do laudo a ser apresentado, com todos os itens obrigatórios, na seção II do anexo II do Edital do Processo Seletivo SISU 2021 – 1ª Edição na UFMT.


20.Sou pessoa com deficiência. Posso concorrer somente às vagas reservadas para PcD?

R: Não. Você pode concorrer em ampla concorrência e também em outras vagas de ações afirmativas, desde que cumpra obrigatoriamente os requisitos.


21.O que é registrato CCS?

R: Registrato significa “Extrato de Registro de Informações no Banco Central” e trata-se de um documento emitido pelo  sistema CCS administrado pelo Banco Central do Brasil, onde constam seus relacionamentos com instituições financeiras.


22.Como eu consigo acessar o meu registrato?

R: Tanto pessoas juridicas e físicas podem obter seu Registrato, basta seguir as orientações disponíveis no site do Banco Central: (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato)


23.O registrato deve ser emitido para cada membro do meu grupo familiar?

R: Sim, o registrato de todos os membros do grupo familiar deve ser emitido.


24. E se eu, ou algum membro do meu grupo familiar, não possuir conta bancária, como proceder?

R: Caso o candidato e/ou algum membro do grupo familiar não possuir conta bancária, uma certidão de nada consta pode ser emitida a através do link:  (https://www3.bcb.gov.br/nadaconsta/emitirCertidaoCCS) e, caso o membro do grupo familiar não possuir CPF, o canidado ou o responsável maior de idade deve apresentar uma declaração que o membro do grupo familiar não possui conta bancária.


25.E se eu não conseguir emitir nem o registrato e nem a certidão de nada consta, como proceder?

R: A UFMT pode, mediante autorização do candidato, solicitar o Registrado junto ao Banco Central. Para isso, o candidato deve encaminhar autorização expressa de todos os membros do grupo familiar que não conseguiram emitir nem o registrato nem a certidão negativa, conforme modelo disponibilizado na Central de Ingresso. Modelo de autorização consta no Anexo V  Edital UFMT/SISU n. 001/2021.

Observação: O candidato e os membros do grupo familiar devem assinar a autorização de acordo com a assinatura apresentada no documento de identificação.


26.Qual renda devo informar no sistema de ingresso, a bruta ou a líquida?

R: O renda utilizada para aferição da renda per capita é a renda bruta.


27. Onde consigo obter modelos de declarações?

R:  Os modelos de declarações estão disponíveis na Central de Ingresso (www.ufmt.br/ingresso).


28.Estou matriculado no último ano do ensino médio, porém no ano letivo 2020, e a conclusão está prevista para julho de 2021, tenho direito a reserva de vaga?

R: NÃO. O candidato só tem direito a reserva de vaga caso esteja matriculado no último ano do ensino médio e a escola não terminou o ano letivo de 2019 em razão de greve docente.


29.Já sou aluno da UFMT e fui selecionado no Processo Seletivo SISU 1ª Edição para outro curso da UFMT, quando devo pedir a desistência do curso antigo?

R: Após a publicação do resultado final da chamada para pré-matrícula o candidato deverá solicitar a desistência do curso anterior, sob pena de perder a vaga mais recente.


30.Sou aluno de outra instituição pública de ensino superior e fui selecionado no Processo Seletivo SISU 1ª Edição para um curso na UFMT, quando devo pedir a desistência do curso antigo?

R: Após a publicação do resultado final da chamada para pré-matrícula o candidato deverá solicitar a desistência do curso anterior em até 5 dias úteis, sob pena de perder a vaga mais antiga.


31.Manifestei interesse em participar da lista de espera da UFMT no SISU e fui convocado para pré-matrícula, porém não fiz minha pré-matrícula na data estipulada no cronograma, permanecerei na lista de espera?

R: NÃO. O candidato convocado para pré-matrícula que não fizer a postagem dos documentos conforme exigidos em Edital no prazo estipulado no Cronograma será ELIMINADO do Processo Seletivo SISU 1ª Edição.


32.Tenho 18 anos porém nunca votei, por isso, não tenho comprovante de votação. O que devo fazer?

R: Os candidatos maiores de 18 anos devem apresentar os comprovantes de votação da última eleição ou CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL que pode ser obtida no site: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.


33.Faço 18 anos em 2021 e não me alistei, qual documento devo apresentar para comprovar a quitação com o serviço militar?

R: Os candidatos que tenham 18 anos incompletos até a data da pré-matrícula online estão dispensados de apresentar documentos que comprove quitação com o serviço militar (alistamento militar ou certificado de reservista).


34. Sou candidata a uma vaga de cota para pessoa negra, como será feita aferição da auto declaração?

R. A confirmação da autodeclaração como pessoa negra (preta ou parda) será realizada por meio do envio de vídeo e foto no ato da pré-matrícula online. O Sistema de Gestão de Ingresso deve ser acessado a partir da Central de Ingressos da UFMT, acessando o endereço eletrônico www.ufmt.br/ingresso.

35. Como devo fazer o vídeo e foto para enviar para a comissão de heteroidentifcação?

R. No ato de gravação do vídeo o candidato deverá ler a seguinte frase: Eu, “dizer o nome completo”, CPF “dizer o número”, inscrito (a) no Processo Seletivo SISU 2021 da UFMT me autodeclaro, “dizer a opção”: (Preto ou Pardo). 3.3. O vídeo deverá ser gravado e postado no Sistema de Gestão de Ingresso da UFMT com as seguintes especificações: - Posição frontal: rosto de frente, completamente visível e centralizado; - Boa iluminação: gravar o vídeo durante o dia, próximo de uma janela aberta ou de uma lâmpada acesa, posicionando seu rosto a favor da luz, ou até mesmo fazer em área externa aproveitando a luz do sol; - Fundo branco: procurar parede clara e usar roupa que dê contraste (ex. roupa escura) para facilitar a focagem; - Sem maquiagem; - Sem filtros de edição; - Sem adereços (óculos, bonés e outros que possam cobrir cabelos, pescoço e braços); - Tamanho máximo do arquivo: 50MB. 3.4. A foto individual e recente deverá ser postada no Sistema de Gestão de Ingresso com as seguintes especificações: - Foto frontal: da cintura para cima, enquadramento de foto 3X4 de RG. Rosto de frente, completamente visível e centralizado. - Boa resolução: no mínimo 720 pixels. - Boa iluminação: fazer a foto durante o dia, próximo de uma janela aberta ou de uma lâmpada acesa, posicionando seu rosto a favor da luz, ou até mesmo fazer em área externa aproveitando a luz do sol; - Fundo branco: procurar parede clara e usar roupa que dê contraste (ex. roupa escura) para facilitar a focagem; - Sem maquiagem; - Sem filtros de edição; - Sem adereços (óculos, bonés e outros que possam cobrir cabelos, pescoço e braços); - Especificações do arquivo: deve ser enviado em formato digital (.jpg, ou .jpeg), com tamanho máximo do arquivo - 6MB.



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