Compartilhando os desafios encontrados na rotina de ensino remoto da disciplina Técnica Dietética, a professora do curso de Nutrição, da Faculdade de Nutrição (Fanut), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Andrea Pissato Peres, desenvolveu uma página no Instagram para ampliar o acesso dos conteúdos de suas aulas. A experiência foi apresentada no V Congresso Nacional de Nutrição (Conan), em setembro, e se transformou em um projeto de extensão, que divulga conteúdo sobre uma alimentação saudável e balanceada.
“Com o trabalho apresentado no quinto Conan o objetivo foi relatar a experiência do professor, do aluno e também da monitoria, no desafio de ofertar a disciplina Técnica Dietética de forma online, devido às restrições e adaptações causadas pela pandemia do Covid-19”, explicou a professora.
“Durante as aulas online tivemos o cuidado de atentarmos às condições de higiene e boas práticas de preparação dos alimentos. Como cuidados de adornos, unhas limpas, material adequado. E claro adaptar a realidade de acesso dos ingredientes necessários, para cada alimento proposto pelas aulas práticas propostas” acrescentou.
Para as avaliações, a docente estabeleceu que os trabalhos realizados seriam postados em uma conta privada, para que somente a classe tivesse acesso aos conteúdos e as trocas de conhecimentos fossem restritas aos participantes. “No começo fiquei insegura, mas durante as aulas, os alunos foram se aproximando e desenvolvendo as atividades tranquilamente, se adaptando bem as redes sociais”, contou.
“Eu acredito que durante essa primeira experiência conseguimos realizar um bom trabalho, obviamente, esse é um recurso de adaptações, em cenários atípicos como o qual estamos vivendo. Porém, com o empenho de todos realizamos um bom trabalho”, pontuou.
Dando Continuidade
A partir das atividades desenvolvidas na aula, a professora elaborou um projeto de extensão intitulado “Divulgação das atividades de técnica dietética de forma remota”que visa a divulgação de trabalhos executados durante a disciplina para toda a comunidade acadêmica e também para o público geral.
“A ideia do projeto surgiu quando as pessoas, amigos e parentes dos alunos, pediam para saber mais sobre os procedimentos e também sobre as receitas. Pensando em ampliar o acesso, elaborei e hoje coordeno a página no instagram. Com essa atividade, creio que a comunidade se beneficia com informações de qualidade e seguras, ao mesmo tempo que a Universidade cumpre um dos seus papéis, que é oferecer um retorno positivo para a população”, finalizou a docente.
Acompanhe o projeto no instagram @tecnicadietetica.ufmt