O Departamento de Sociologia e Ciência Política, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realiza o curso de Extensão "Conflitos Civis e Guerras Internacionais: causas, consequências e dinâmicas da violência Política". A ação é em parceria com a Fundação Uniselva, e os Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD), Estudos de Cultura Contemporânea (PPGECCO), Economia (PPGECO), Geografia (POSGEO), Política Social (PPGPS) e Sociologia (PPGS).
As inscrições para o curso que acontece entre os dias 14 e 18 de outubro estão disponíveis por meio de formulário eletrônico. O curso tem duração de cinco dias com carga horária total de 20 horas em modalidade presencial, das 8h às 11h30 no auditório do Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia (Musear). As aulas serão ministrada pelo professor Vicente Ferraro, vinculado ao Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da Universidade de São Paulo (USP) e professor na área de violência política, conflitos e guerras civis e internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O desenvolvimento do curso acontece por meio de aulas expositivas, análise de tópicos fundamentais, discussão de textos básicos e aplicação do referencial teórico ao estudo de casos específicos de conflitos civis e internacionais. Serão aulas expositivas contarão com material interativo, como gráficos e tabelas em que os participantes podem escolher um dos casos para aprofundamento: Conflitos internacionais: Rússia-Ucrânia, Israel-Palestina, EUA-Iraque, Azerbaijão-Armênia, Índia-Paquistão; Conflitos civis: Síria, Líbano, Ruanda, República Democrática do Congo, Etiópia, Iêmen, El Salvador, Mianmar e ex-Iugoslávia; Violência política no Brasil: Disputas do crime organizado no Rio de Janeiro e interiorização de facções; fronteiras sul-americanas; violência contra povos indígenas.
No dia 16 de outubro acontece a conferência relacionada ao curso, também ministrada pelo professor Vicente Ferraro às 19h, no auditório da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFMT.
Informações retiradas do site oficial da UFMT.