O Cineclube Coxiponés da UFMT recebe até o dia 06 de fevereiro de 2024 inscrições de propostas de ciclos de filmes para integrar sua programação anual. As propostas selecionadas irão compor a Sessão Coxiponés, que ocorrerá às quintas feiras, às 19h, na sala de cinema Névio Lotufo, localizada no prédio do Cineclube, no Centro Cultural da UFMT e estão previstas para terem início no mês de março deste ano.
A ideia da chamada é compartilhar com a comunidade interna e externa da UFMT a escolha e apresentação dos filmes que serão exibidos e debatidos pelo Cineclube. Assim, seguindo as premissas do Coxiponés, a chamada busca priorizar filmes brasileiros e cinematografias com menor inserção no mercado das salas comerciais de cinema da cidade. A expectativa é que cinéfilo(a)s, amantes do cinema ou simplesmente pessoas interessadas em discutir temas relevantes possam propor ciclos mensais de filmes.
Cada curador(a) interessado(a) deverá propor a exibição de 4 filmes que serão apresentados ao longo de um mês. O tema é livre, podendo ser a apresentação resumida da obra de um(a) diretor(a), a cinematografia de algum país, um conjunto de filmes sobre determinado tema etc. Este será o segundo ano consecutivo de abertura da chamada nesta gestão do Cineclube Coxiponés e a ideia é repetir o sucesso do ano de 2023, quando foram recebidas um total de 19 propostas.
Segundo a Supervisora Letícia Capanema, “A Sessão Coxiponés é uma maneira de abrir as portas do Cineclube não apenas para espectadores, mas também para amantes das artes cinematográficas interessados em praticar a curadoria e o debate. Tivemos uma ótima experiência em 2023 com propostas muito interessantes que enriqueceram a programação do Cineclube e provocaram debates e reflexões instigantes. Como por exemplo, o ciclo "Visibilidade Lésbica: a gente se reconhce na nossa história", realizado em agosto, que lotou a sala do Cineclube e provocou boas discussões. Assim, decidimos manter o projeto para 2024 pela sua potência agregadora, colaborativa e enriquecedora. ”
O edital da chamada pública com todas as informações sobre a inscrição está disponível na página editais da PROCEV, no portal da UFMT: Clique aqui
Serviço
O que: abertura de inscrições para propostas de ciclos para Sessão Coxiponés
Quando: de 23 de janeiro a 6 de fevereiro de 2024
Informações: https://www.ufmt.br/pro-reitoria/procev/pagina/editais-2024-1706019017/12007
Cineclube Coxiponés
Telefone: 3615 8349
Email: cinecoxipones@gmail.com
Redes sociais:
https://www.instagram.com/cinecoxipones/
https://www.facebook.com/coxipones
https://linktr.ee/cinecoxipones