Nada Consta

O "Nada Consta" é um documento exigido para complementar algum processo por meio do qual o usuário deixará de ter um vínculo ativo com a Universidade Federal de Mato Grosso e, portanto, com as bibliotecas da Instituição: processos de emissão de diploma, processos de vacância ou de exoneração de servidores, processos de redistribuição de servidores para outras instituições, etc.

Trata-se de uma declaração emitida pela Biblioteca, após consulta ao Sistema Pergamum, informando que o usuário não se encontra com nenhum material bibliográfico emprestado naquele momento. Normalmente, ao realizar este procedimento, o status do cadastro do usuário é alterado  para a situação de "Afastamento", e este deixa de ter acesso ao serviço de empréstimo de livros, bem como às bibliotecas digitais de uso exclusivo da comunidade acadêmica. Mesmo assim, o usuário poderá fazer uso normal dos serviços locais disponibilizados pela biblioteca, como visitante: uso do acervo para consulta local, acesso à Internet, etc.

Caso o usuário mantenha algum vínculo ativo com a Universidade Federal de Mato Grosso, mesmo após a emissão da declaração de Nada Consta, a biblioteca manterá seu cadastro ativo, possibilitando o acesso a todos os serviços da biblioteca disponíveis à comunidade acadêmica.

Se durante esta solicitação for verificado pela biblioteca que o usuário se encontra de posse de material bibliográfico emprestado, a demanda não será atendida, sendo emitido um despacho com a orientação para que o usuário proceda à devolução do material para que possa ser fornecido o Nada Consta.

Como requerer o Nada Consta

Geralmente são os próprios setores da UFMT que reencaminham os processos às bibliotecas de seus respectivos campus solicitando a inclusão da declaração de Nada Consta. Como mencionado anteriormente, tais processos podem ser referentes à emissão de diploma, vacância, exoneração ou redistribuição de servidores, etc.

Embora não seja comum, o próprio usuário também pode solicitar o fornecimento do Nada Consta pela biblioteca, via Sistema SEI, seja como usuário externo, ou como usuário interno do sistema. Porém, é importante ressaltar que após o fornecimento da declaração de Nada Consta, via de regra, o cadastro do usuário é colocado em "Afastamento" pela biblioteca, impedindo a realização de empréstimos de livros e o uso das bibliotecas digitais, a menos que seja comprovada a manutenção do vínculo ativo com a Instituição.

O pedido de Nada Consta deverá ser encaminhado à biblioteca do campus universitário ao qual o usuário (aluno, servidor técnico ou docente) esteja vinculado, sempre via Sistema SEI.

No Campus Universitário de Cuiabá, a Supervisão de Serviço aos Leitores da Biblioteca Central (SSL/BC) é o setor responsável pelo atendimento desta demanda.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo e-mail ssl.bibliotecacentral@ufmt.br, ou pelo telefone (65)3313-7142.

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