ENADE 2013

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE, no ano de 2013, tem como base legal a PORTARIA NORMATIVA MEC Nº 6, DE 27 DE MARÇO DE 2013, que poderá ser acessada pelo link http://portal.inep.gov.br/legislacao-2013


O ENADE 2013 será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Serviço Social e Zootecnia

OPERACIONALIZAÇÃO

- O ENADE 2013 será realizado pelo INEP, CONAES e o apoio técnico de Comissões Assessoras de Área.

- Manual do ENADE 2013, estabelece os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame. http://portal.inep.gov.br/manual-do-enade 

- Passo a passo (STI/UFMT) 

ESTUDANTES HABILITADOS AO ENADE 2013
 
I - estudantes ingressantes, aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2013 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso até o término do período previsto no art. 7º, § 5º desta Portaria Normativa; 

II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado, aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período previsto no art. 7º, § 5º desta Portaria Normativa; e 

ESTUDANTES DISPENSADOS DA INSCRIÇÃO NO ENADE 2013

I - os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2013;
II - os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2013, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.

OBS.: A dispensa do ENADE 2013 deverá ser devidamente consignada no histórico escolar do estudante. 

PERÍODO DE INSCRIÇÃO

A inscrição será realizada pela Coordenação de Curso no período de 09 de julho a 16 de agosto de 2013. É de responsabilidade da gestão do curso divulgar amplamente, junto ao seu corpo discente, a lista dos estudantes habilitados ao ENADE 2013. 

ESTUDANTES DISPENSADOS DA PROVA DO ENADE 2013

Os estudantes INGRESSANTES e EM SITUAÇÃO IRREGULAR DE ANOS ANTERIORES, devidamente inscritos, serão dispensados da prova a ser aplicada em 2013 e sua situação de regularidade será atestada por meio de relatório específico a ser emitido pelo INEP.


DIRETRIZES PARA AS PROVAS DO ENADE 2013

Formação Geral e Formação Específica da Área

QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE 

No período de 22/10 a 24/11/2013 o estudante deverá acessar o portal do Inep no endereço http://portal.inep.gov.br/questionario-do-estudante, preencher o Questionário e, ao concluí-lo, será possível consultar o LOCAL DE PROVA e imprimir o Cartão de Informação do Estudante.

DATA DA PROVA

O ENADE 2013 será aplicado no dia 24 de novembro de 2013, com início às 13 (treze) horas do horário oficial de Brasília (DF). 
 

 

Perguntas frequentes

1 . Como solicitar documentos acadêmicos?

As solicitações de documentos acadêmicos (atestados e histórico escolar) devem ser feitas por meio de processo eletrônico no SEI (Sistema Eletrônico de Informações). O prazo para atendimento é de dois dias úteis, a contar do recebimento do processo na Gerência de Registro Escolar da Graduação, no Câmpus de Cuiabá, ou nas Supervisões de Registro Escolar dos Câmpus do interior.

PASSOS PARA SOLICITAR OS DOCUMENTOS ACADÊMICOS

1- O estudante deverá acessar o site do acesso externo ao SEI, e clicar em PETICIONAMENTO – PROCESSO NOVO.

2- Escolher o tipo de processo de acordo com o documento que deseja solicitar: ATESTADOS ou HISTÓRICO ESCOLAR. O tipo de processo virá precedido do nome do Câmpus.

3- Especificar: SOLICITAÇÃO DE ATESTADO/OU HISTÓRICO

4- Em documento principal, preencher o Formulário de Identificação Padrão e especificar no detalhamento qual documento está solicitando, ESPECIALMENTE no caso de ATESTADOS (Atestado de Matrícula, Atestado de Matrícula de Calouro, Atestado de Trancamento, Atestado de Reconhecimento de Curso, Atestado de Conclusão, Atestado de Matrícula por tipo de Vaga, Atestado de Matrícula para estágio etc). - Sem essa informação não será possível emitir o documento. Após salvar o formulário, basta clicar em FECHAR.

5- ATENÇÃO: Não há necessidade de anexar documento.

6- Após cumprir essa etapa, é só clicar em PETICIONAR.

O processo será remetido para o respectivo registro escolar e terá o prazo de dois úteis para atendimento. Em caso de urgência, o estudante deverá justificar no processo o motivo e entrar em contato com o Registro Escolar, para verificar a possibilidade de atendimento em tempo menor. O documento solicitado será enviado para o estudante no e-mail cadastrado no SEI.