PPGEL promove lançamento de obra sobre Pedro Casaldáliga
 UFMT - PPGEL promove lançamento de obra sobre Pedro Casaldáliga

PPGEL promove lançamento de obra sobre Pedro Casaldáliga

Publicado em Notícias | 11/06/2019

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza nesta quarta-feira (12), o lançamento da biografia “Um bispo contra todas as cercas: a vida e as causas de Pedro Casaldáliga”. A atividade, que contará com a presença da autora, Ana Helena Tavares, será realizado a partir das 19h no auditório do Instituto de Linguagens (IL) no piso dois.
O evento contará com uma conferência com Ana Helena Tavares, jornalista e autora da biografia. Posteriormente, haverá uma mesa redonda com a apresentação de trabalhos sobre a obra poética de Pedro Casaldáliga e o lançamento da obra.
“Um bispo contra todas as cercas” conta a história de Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT). O religioso catalão, alinhado com a Teologia da Libertação, chegou ao Brasil em 1968, aos 40 anos, e nunca mais voltou à Espanha. O livro traça sua trajetória com foco nas causas que abraçou, tais como: educação laica, mista e libertadora; Reforma Agrária; erradicação do trabalho escravo; reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. Foram muitas as dificuldades contra as quais lutou, notadamente na ditadura militar, quando sofreu repressão, censura e foi quase expulso do Brasil. Mesmo depois disso, continuou ameaçado de morte. Trata-se da biografia de um homem perseguido, mas não amargurado. Um poeta que sabe fazer versos com a dor e transformá-la em ação.
O evento é organizado pelos docentes do PPGEL em parceria com os professores do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nesta semana, a obra foi lançada em Tangará da Serra na segunda-feira (10). Nesta terça (11), a atividade será realizada em Cáceres.