UFMT oferece curso de alfabetização para servidores terceirizados
 UFMT - UFMT oferece curso de alfabetização para servidores terceirizados

UFMT oferece curso de alfabetização para servidores terceirizados

Publicado em Notícias | 10/06/2019

A reitora e o vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) visitaram, na tarde desta segunda-feira (10), o curso de alfabetização e iniciação à matemática para servidores terceirizados, promovido pelo Departamento de Matemática da UFMT.
De acordo com a reitora da UFMT, professora Myrian Serra, o curso demonstra a valorização da Educação no ambiente universitário. “Acolhemos a demanda do curso, pois entendemos que precisamos contribuir com todos, principalmente os terceirizados, que são uma força de trabalho precarizada”. A reitora também reconheceu o esforço dos terceirizados em buscar esse conhecimento.
O vice-reitor, professor Evandro Soares, destacou que o curso ajudava a cumprir o papel social da Universidade. “É muito bom que a Universidade possa cooperar nessa alfabetização, para que esses trabalhadores possam ter outras oportunidades no futuro”, disse.
Responsável pelo projeto, o professor Aldi Nestor de Souza, disse que o objetivo é permitir que os trabalhadores concluam o ensino fundamental e, se for possível dar continuidade ao projeto, o ensino médio também. “A universidade não pode ser um lugar que forma doutores com pessoas analfabetas trabalhando. Isso é uma situação que precisa de enfrentamento".
Alice Gomes, que participa das aulas, afirmou que é a primeira vez que teve a oportunidade de estudar. “Eu estou muito feliz. Eu quero estudar, algo que eu não tive chance, pois morava na roça. Espero que a gente não pare e estude por mais tempo”, concluiu.
O curso é semestral e acontece em três dias da semana. Por enquanto são 18 trabalhadores inscritos, a maioria deles mulheres.