ARAGUAIA - MuHNA discute importância dos museus e realiza oficina
 UFMT - ARAGUAIA - MuHNA discute importância dos museus e realiza oficina

ARAGUAIA - MuHNA discute importância dos museus e realiza oficina

Publicado em Notícias | 10/06/2019

Os membros do Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) do Câmpus do Araguaia, reúnem-se na terça-feira (11) com os museólogos Maurício Silva Selau e João Paulo Correa e a representante da Secretaria de Cultura do Mato Grosso, Fernanda Quixabeira, para discutirem sobre a importância do museu para o desenvolvimento da região em termos culturais.
A reunião também contará com a participação dos representantes da Câmara de Pesquisa, Rosaline Rocha, da Câmara de Graduação e Extensão, Adam Claudino, e das docentes diretoras dos Institutos de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Eliane Augusto NDiaye, de Ciências Exatas e da Terra (ICET) e de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), Lennie Bertoque. Também foram convidados para compor a reunião o pró-reitor do Câmpus do Araguaia, professor Paulo Jorge da Silva, e autoridades da Prefeitura de Barra do Garças.
Durante a reunião são apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo deste um ano de MuHNA, bem como a visão e a missão do projeto, seus objetivos e realizações para o futuro e a discussão para a possibilidade de parcerias.
Diálogos Museológicos
Na quarta-feira (12), o MuHNA oferece a oficina Diálogos Museológicos. Com 50 vagas, a atividade tem como objetivo introduzir os participantes na museologia, na gestão e nos trabalhos desenvolvidos dentro de um museu e debaterá o conceito e as técnicas necessárias para um espaço ser considerado museu. Conhecimentos fundamentais sobre organização e salvaguarda de peças museológicas serão apresentados, de modo que os participantes possam se engajar não somente na etapa de preparação de peças, mas também na etapa de visitação e realização de eventos do MuHNA.
A oficina será ministrada por Maurício Silva Selau, historiador e doutorando em museologia pela Universidade Lusófica de Humanidades e Tecnologia (ULHT), e o museólogo João Paulo Correa. Ambos são representantes da empresa Viés Cultural, especializada em assessorias de museus e centros culturais, que fornece cursos de formação em museologia.
A atividade acontece das 09h às 17h, na sala 224 da unidade Barra do Garças e as inscrições podem ser feitas a partir deste site.
Localizado dentro do Câmpus do Araguaia, o MuHNA reúne coleções de paleontologia, geologia e zoologia e funciona às terças, quintas e sextas-feiras, das 08h40 às 11h30 e das 13h30 às 17h. A visitação é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site do museu.