UFMT - Mais de 1000 alunos das escolas de Sinop participam do projeto Arborescer durante a Semana do Meio Ambiente

Publicado em Notícias | 07/06/2019

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, entre os dias 5 a 7 de junho, mais de 1000 alunos participaram do lançamento do projeto de extensão “Arborescer: enraizando o conhecimento”. O objetivo do projeto é explorar a sensibilidade e o olhar curioso das crianças para absorver a mensagem da importância da conservação da natureza e de seus recursos naturais. Os alunos participaram de trilhas ecológicas preparadas com a identificação de espécies da fauna e da flora no Parque Florestal de Sinop.
A iniciativa é desenvolvida por professores e acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Sinop, especialmente do Curso de Engenharia Florestal. Os alunos foram guiados pelas trilhas por acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Florestal, Zootecnia e Medicina Veterinária.
Para Angele Oliveira, doutoranda em Ecologia e Conservação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), membro do Arborescer e do projeto Museu Itinerante, ações dessa dimensão são muito importantes para a sociedade. “Ações como essas possibilitam compreender a importância e a valorização da biodiversidade local. É uma oportunidade grandiosa de aproximação da universidade, sociedade e instituições”, comenta ela.
“Esse tipo de ação reside no conhecimento, na interação e na criação de um sentimento positivo em relação à biodiversidade, e assim promover uma reflexão”, destaca o biólogo Tiago Henicka, integrante do Museu Itinerante.
Segundo o coordenador do projeto, professor Juliano Santos, esta é uma iniciativa importante para reforçar o pertencimento desta unidade de conservação à atual e futura geração Sinopense e que, inclusive, contribui na integração e compreensão da UFMT junto à sociedade. Ele reforça ainda que o projeto não se limita à Semana do Meio Ambiente.
Os guias continuam na unidade de conservação e realizam as trilhas com os visitantes no Parque Florestal sob agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail arborescer2019@gmail.com.