UFMT inicia projeto de promoção à saúde física e mental
 UFMT - UFMT inicia projeto de promoção à saúde física e mental

UFMT inicia projeto de promoção à saúde física e mental

Publicado em Notícias | 15/05/2019

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) deu início nesta quarta-feira (15) ao programa de extensão “Ativamente: corpo ativo, mente saudável”, que objetiva oferecer à comunidade interna e externa práticas de alimentação saudável e desportivas para promover a prevenção da saúde física e mental. A primeira ação foi o início do I Encontro UFMT Saudável, uma das atividades do programa, lançado durante o café da manhã do Restaurante Universitário (RU).
“[O programa] é mais uma ação da UFMT buscando principalmente conscientizar, trabalhar e discutir a importância da vivência no Câmpus e, nesse contexto, a questão da saúde”, afirmou o vice-reitor da UFMT, professor Evandro Soares. “ É preciso discutir o tema para que possamos ter uma Universidade visando o ensino, o aprendizado, a pesquisa e a extensão sem perder de vista a saúde de quem dela participa”, complementou.
A Pró-reitora de Assistência Estudantil, professora Erivã Garcia Velasco, contou que o projeto reúne várias ações dentro de um mesmo programa. “A nossa perspectiva é de compreensão da saúde da forma mais integral possível, por isso o investimento na promoção e na prevenção. As pesquisas têm mostrado que quanto maior a oferta de ações de esporte, de lazer e de cultura, menor será o impacto no processo de adoecimento”, ressaltou.
A técnica desportiva Fernando Ribeiro Nascimento, uma das idealizadoras da ação, comentou que o programa já reúne ações oferecidas na UFMT e que o objetivo é integrá-los, ampliando o número de pessoas atendidas. “Também oferecemos informações sobre outros projetos realizados pela Universidade. Precisamos trabalhar em prevenção para diminuir a questão curativa”, reforçou.
Já Lucielma Dias Gomes, bolsista do programa, destacou que o programa foi pensado de uma forma para mostrar a importância da saúde mental do universitário e a questão da nutrição. “Isso inclui principalmente os assistidos porque sabemos da dificuldade dos bolsistas e ter um programa como esse que, além de expor o que de bom é feito dentro da UFMT, promove um lazer, uma forma de cultura”, afirmou a estudante do curso de Educação Física e moradora da Casa do Estudante Universitário (CEU), destacando também que todas as atividades são gratuitas e abertas tanto à comunidade universitária quanto a sociedade em geral.
O I Encontro UFMT Saudável terá ações até sexta-feira (17) com programações pontuais voltadas para a promoção e prevenção em saúde física e mental. As atividades acontecem em diversos ambientes do Câmpus de Cuiabá.
A projeto UFMT Ativamente é uma ação da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), em parceria com a Faculdade de Educação Física (FEF) e conta com o apoio da Coordenação de Assistência Social (Cass), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), da Coordenação de Extensão (Codex), vinculada a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do Departamento de Psicologia (DPSI), vinculado ao Instituto de Educação (IE), da Faculdade de Nutrição (Fanut), do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf) e do Diretório Central de Estudantes (DCE).
Confira a programação completa do I Encontro UFMT Saudável.