Grupo de teatro da UFMT apresenta a segunda edição do Festival de Cenas Curtas
 UFMT - Grupo de teatro da UFMT apresenta a segunda edição do Festival de Cenas Curtas

Grupo de teatro da UFMT apresenta a segunda edição do Festival de Cenas Curtas

Publicado em Notícias | 14/05/2019

O grupo de teatro Cena Livre realiza o II Festival de Teatro Cenas Curtas nos dias 15 e 16 de maio. O evento será realizado no Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) às 20h, e o ingresso pode ser adquirido em troca de 1 litro de leite que será doado a uma instituição carente.
Feminicídio, cotidiano, regionalismo, comédia, musicais e um pouco dos 300 anos de Cuiabá fazem parte do conteúdo desenvolvido e que irá ao palco pela primeira vez. Todas as 14 cenas que compõem a apresentação são frutos do material desenvolvido em oficinas que acontecem todos os sábados, no Centro Cultural da Universidade. Os dramaturgos, atrizes, atores, diretores e diretoras do coletivo somam 55 alunos.
O espetáculo é idealizado pelos estudantes do curso de extensão em Artes Cênicas da UFMT, Câmpus de Cuiabá. O diretor e orientador do grupo, Lucas Lemos, afirmou que “o festival representa o resultado de um trabalho que vem sendo realizado desde 2017 graças ao esforço dos estudantes do curso e dos investimentos da universidade pública”.
De acordo com a diretora, professora Ana Carolina de Mello, no Cena Livre as experiências dos alunos têm prioridade para serem levadas ao público. “Nossas esquetes são fruto do que vivenciamos e expressão do nosso posicionamento diante da atual conjuntura política. O Cena Livre é um espaço de criação crítica, onde todos trabalham para que a arte seja sentida. Acreditamos que toda ideia é importante, e nessa quarta e quinta esperamos emocionar o público com o que levaremos ao palco”, afirmou.
O festival conta com direção geral de Lucas Lemos e Ana Carolina de Mello, maquiagem de Leandro Brito e Eros Eduardo Sgorlon, iluminação de Xico Macedo e atuação dos alunos matriculados atuantes no projeto em 2019.
O grupo Cena Livre de Teatro nasceu em 2016 por meio de experimentos teatrais. A Confraria H, como era chamada inicialmente pelos estudantes de história da UFMT, tornou-se um projeto de extensão da Instituição em 2017. Comemorando três anos de atuação em 2019, o grupo já produziu uma mostra e apresentou-se em diversos eventos pela Universidade.