O audiovisual mato-grossense conquista novos públicos
 UFMT - O audiovisual mato-grossense conquista novos públicos

O audiovisual mato-grossense conquista novos públicos

Publicado em Notícias | 14/05/2019

Contabilizando mais de 1300 espectadores, em 25 sessões realizadas em diferentes espaços culturais de Mato Grosso, chegou ao fim a Semana da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT). O objetivo do projeto foi de aproximar novos públicos dos filmes produzidos no Estado e, para tanto, o mesmo contou com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
“Esta experiência integra a REC-MT e demonstra que é preciso fortalecer outros canais de acesso para a produção audiovisual que não chega ao público por vias como a televisão, portais de conteúdo da internet e salas de cinema comercial; é muito importante esse contato com outros filmes e com outras relações que surgem através da prática cineclubista”, ressaltou Diego Baraldi, supervisor do Cineclube Coxiponés, uma das instituições responsáveis pela organização da Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense. Segundo Baraldi, a meta agora é que outras ações sejam propostas por membros da REC-MT para circular pela Rede, envolvendo não apenas o audiovisual mato-grossense mas toda produção audiovisual que ainda encontra obstáculos para o encontro com o público.
Das 25 sessões originalmente previstas para a Semana REC-MT de Audiovisual Mato-Grossense, 22 foram realizadas conforme cronograma inicial. Três sessões foram canceladas (uma em Cuiabá, uma em Sinop e outra em Chapada dos Guimarães) mas outras três somaram-se ao projeto ao longo da Semana (Escola Cesário Neto/Cuiabá, sessão extra no Campus Sinop da UFMT e sessão extra no Campus Pontes e Lacerda do IFMT).
A REC-MT foi constituída na última Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL 2018, realizada pelo Cineclube Coxiponés/UFMT), e congrega ativistas e instituições culturais de diferentes localidades de Mato Grosso que investem em atividades de difusão, debate/reflexão, pesquisa e realização audiovisual. As ações da Rede são independentes e sem vinculações com patrocínios, editais ou outros mecanismos de fomento.
Mais informações pelo telefone 65 98127-2353