Servidores e prestadores de serviço terceirizado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) começam a receber, nesta quinta-feira (24) os kits de biossegurança adquiridos pela Instituição como forma de combater a disseminação da covid-19. A ação é coordenada pela Pró-reitoria Administrativa (Proad) e compõe uma série de iniciativas voltadas à preparar a Instituição para uma retomada gradual e segura das atividades presenciais.
Os kits individuais são compostos por quatro máscaras e uma flanela para higienização de superfícies, que serão entregues a todos os servidores e aos estudantes assistidos pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae). Além disso, cartazes e adesivos informativos sobre boas práticas relacionadas ao combate à pandemia já estão sendo instalados nas unidades acadêmicas e administrativas, bem como dispensers de álcool e borrifadores.
“Essas ações são parte de nosso esforço para o retorno gradual e seguro, pensando nos servidores das diferentes unidades que já decidiram pela retomada das atividades presenciais e os próprios estudantes que devem voltar para a UFMT a partir do dia 11 de abril”, afirmou o pró-reitor administrativo, Adriano Aparecido de Oliveira.
Além dos kits, a UFMT também adquiriu e está distribuindo álcool líquido e em gel para as unidades, para que dispensers e borrifadores possam ser reabastecidos frequentemente. “Neste momento é de suma importância termos essas preocupações com a biossegurança da comunidade, pois ainda estamos na pandemia e precisamos nos prevenir. Ao mesmo tempo, percebemos a vontade dos estudantes e da comunidade como um todo para a retomada das atividades presenciais, portanto a Universidade precisa estar preparada para recebê-los", afirmou a Gerente do Almoxarifado Central, Elieth Shirley Silva.
“Os avisos também são importantes, pois muitas pessoas, mesmo quando sabem o que precisa ser feito, se esquecem ou se distraem e acabam sentando muito perto, ficando sem máscara, e esse tipo de coisa precisa ser evitada”, concluiu a servidora terceirizada, Cibele Faria.
Dispensers e cartazes já estão em fase final de instalação em todos os Câmpus. Quanto à distribuição dos kits e do álcool, as entregas iniciaram hoje nas faculdades de Medicina (FM), Agricultura e Zootecnia (Faaz) e Veterinária (Favet), Hospital Veterinário (Hovet) e Biblioteca Central. A previsão é que este processo esteja concluído em até duas semanas.
Atividades presenciais
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) retomará as aulas presenciais no início do semestre letivo 2021/2, marcado para 11 de abril. O retorno às atividades presenciais no âmbito administrativo foi regido pelas diretrizes do Comitê de prevenção à Covid da UFMT e estudos feitos pelas Comissões Internas de Biossegurança (CIBs), que consideraram as limitações de distanciamento dentro dos espaços e os protocolos de biossegurança, dentre outros aspectos.