O retorno das atividades presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) acontece no dia 11 de abril em todos os Câmpus, que já contam com diversas ações voltadas à recepcionar de forma segura toda a comunidade acadêmica. Em Sinop, além do material visual de apoio e dos itens de biossegurança, como dispenser de álcool, a alocação das turmas está sendo planejada para garantir o distanciamento necessário desde o primeiro dia.
"Esse movimento de preparar o Câmpus iniciou no ano passado, por causa da possibilidade de realizar as aulas práticas presencialmente, quando começamos a executar as ações visando um retorno seguro da comunidade", disse o pró-reitor do Câmpus, professor Fábio José Lourenço.
De acordo com o gestor do Câmpus, a instalação de dispensers de álcool e
dos materiais de apoio visual está em fase avançada, e todos os espaços
foram medidos e as turmas reorganizadas para que se respeitasse o
distanciamento dentro das salas de aula. "Precisamos ressaltar a
participação do comitê da covid e das Comissões Internas de
Biossegurança (CIBs) de todos os Institutos, que têm trabalhado de forma
zelosa para que o retorno ocorra de forma segura no dia 11", completou.
"As atividades práticas e essenciais de disciplinas, conforme acordado entre estudantes e professores, estão acontecendo desde junho de 2021, seguindo todas as normas de biossegurança", explicou o diretor do Instituto de Ciências da Saúde, professor Elton Brito Ribeiro, e acrescentou: "O retorno das atividades presenciais da graduação também permitirá a retomada da pesquisa e da extensão no ambiente da universidade. Isso irá potencializar as relações humanas e troca de saberes, inerentes à vivência universitária na UFMT".
"A pró-reitoria de Sinop vê o retorno das aulas presenciais como algo fundamental. Não só nossos alunos, como também os professores e corpo de técnicos administrativos anseiam por esse momento, por entender que a educação precisa da convivência mais próxima entre alunos e professores", concluiu o pró-reitor.
Atividades presenciais
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) retomará as aulas presenciais no início do semestre letivo 2021/2, marcado para 11 de abril. O retorno às atividades presenciais no âmbito administrativo foi regido pelas diretrizes do Comitê de prevenção à Covid da UFMT e estudos feitos pelas Comissões Internas de Biossegurança (CIBs), que consideraram as limitações de distanciamento dentro dos espaços e os protocolos de biossegurança, dentre outros aspectos.