O Colégio Eleitoral Especial da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), decidiu pela realização de uma consulta à comunidade universitária para a formação de uma lista tríplice com nomes para assumirem o cargo de reitor da Instituição a partir de outubro deste ano.
Esta consulta não tem poder vinculante, sendo assim ainda caberá ao Colégio Eleitoral Especial, formado pelos conselhos Universitário (Consuni), de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Diretor (CD), formar e enviar uma lista tríplice para que o presidente aponte o próximo reitor.
Também foi eleita uma comissão para definir qual será o procedimento adotado pela consulta, o meio de votação e o cronograma. A comissão é formada pelos professores Zenesio Finger, Einstein Lemos de Aguiar, António José Amorim e Loyse Tussolini e pelos estudantes Gustavo Sanches Cardinal, Vinicius Santos Fernandes e Lucas Santos de Almeida. Eles devem apresentar o procedimento para o colégio em 7 dias.
Conforme a legislação que regulamenta a escolha dos reitores, a consulta terá obrigatoriamente uma representatividade de 70% dos votos para docentes. Esta será a primeira consulta do tipo a ser feita na UFMT, que historicamente realizou consultas informais, com paridade de peso nos votos para as três categorias: docentes, técnico-administrativos e discentes.
A reunião foi presidida pelo decano do Conselho Diretor, professor Luiz Alberto Esteves Scaloppe.
A lista tríplice deverá ser enviada para a escolha do presidente até o dia 14 de agosto, 60 dias anteriores à posse do novo reitor, conforme a legislação vigente.