Catálogo de Serviços

O Catálogo de Serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação tem como objetivo apresentar os recursos tecnológicos oferecidos à comunidade da UFMT, de forma a agilizar as demandas dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC e, consequentemente, melhorar o atendimento aos usuários.

Os objetivos principais deste catálogo são:

a) dar suporte às áreas de ensino, pesquisa, extensão e administrativa;

b) aprimorar o relacionamento dos usuários de serviços de TIC com a área de TI;

c) divulgar os serviços de TIC;

d) manter um documento estruturado com informações sobre os serviços oferecidos pela área de TIC na página da STI e na wiki da UFMT;

e) padronizar as solicitações de serviços por parte das áreas de negócio;

f) aprimorar o atendimento dos serviços;

Os recursos tecnológicos ofertados como serviços consideram a capacidade e a estabilidade da energia elétrica, da rede lógica, do acordo do nível de serviço, da segurança da informação e do plano de contingência, com condições de funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação

Acesso a Bases de Dados Científicas

Rede Acadêmica Federada – CAFe

Apoio de TIC em Atividades Acadêmicas e Administrativas

Apoio em Eventos

Instalação temporária de rede sem fio (WIFI)

Apoio no Uso do Laboratório de Informática da STI

Gestão do laboratório de informática da STI

Atendimento ao Usuário

Abertura de chamados para manutenção de equipamentos, softwares e redes e comunicação

Suporte ao contrato de outsourcing de impressão

Instalação de softwares diversos

Suporte aos sistemas e aplicativos desenvolvidos ou mantidos pela STI

Suporte a Conferência Web

Emissão de laudos técnicos para fins de desfazimento de bens de TIC

Conferência Web

Conferência Web RNP

Big Blue Button (BBB), integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Microsoft Teams

Webex – 1 licença por campus para fins de videoconferência, prioritariamente

Desenvolvimento de Sistemas   

Manutenção Adaptativa de Sistemas

Serviço de Desenvolvimento de Sistemas

Manutenção

Serviço de Manutenção de Equipamentos

Equipamentos laboratoriais

Equipamentos de informática hardware

Equipamentos de informática software

Equipamentos de rede e internet

Equipamentos de telefonia

Planejamento de Aquisições de Soluções de TIC

Gestão do Plano Anual de Contratações (PAC) de TIC

Cadastro e acompanhamento das demandas de TIC em atendimento ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e às necessidades globais da Instituição

Registro de demandas especificas mediante anuência e aprovação do gestor de TIC

Cadastro das demandas de TIC no Programa de Gerenciamento de Compras (PGC) de acordo com o cronograma do PAC estabelecido pelo Ministério da Economia

Consultoria em Aquisições de TIC

Apoio técnico nos projetos de aquisições de soluções de TIC, tais como equipamentos, softwares, soluções de segurança da informação etc.

Segurança da Informação

Configuração, manutenção e controle de tráfego de informação

Aplicação, manutenção e controle de regras de firewall em redes e aplicações de internet

Disponibilização de IP público para equipamentos ou softwares específicos para acesso à rede de internet

Serviço de emissão de certificado digital SSL do ICPEdu/RNP

Serviços de Data Center

Hospedagem de Sistemas

Serviços de hospedagem de sistemas de informação institucionais

Hospedagem de Websites

Serviços de hospedagem de sites institucionais desenvolvidos pelas unidades

Compartilhamento de Arquivos

Filesender@RNP – compartilhamento de informações

Vídeo@RNP – repositório de áudio e vídeo

Serviço de Redes de Comunicação

Conectividade à Internet

Configuração de Rede em Computador

Infraestrutura de Redes por Projeto

Infraestrutura de Ponto de Rede

Rede Sem Fio Eduroam

Serviço de VPN (Virtual Private Network)

Serviço de E-mail

O e-mail institucional pode ser solicitado por estudantes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados por meio do Portal de Sistemas Integrados, o acesso ao serviço de webmail é feito de acordo com o perfil, por meio do domínio @ufmt.br ou @estudante.ufmt.br

Sistemas de Informação

Consulte o catálogo de softwares, acessando a página <Catálogo de Softwares UFMT>

Telefonia Institucional

Manutenção e Gestão do Contrato de Telefonia Institucional

Telefonia Móvel

Solicitação e Devolução de Telefone Móvel Institucional

Solicitação e Devolução de Internet Móvel (Modem 3G)

Telefonia Fixa

Instalação e cancelamento de Linha Telefônica

Configuração de permissões para Ligações Longa Distância Fixo e Móvel

Serviços do Fone@RNP


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